sexta-feira, 20 de abril de 2012

Avisos do Estúdio Zahira

Amanhã mesmo sendo feriado: AULA NORMAL!
Confirmado nossos ensaios no DOMINGÃO !

Temos menos de um mês para o nosso espetáculo.

bjo

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Hagalla a Dança da celebração da Puberdade


As minhas fontes de pesquisa são: curso de Formação em Folclore Árabe com Pricilla Samra, um texto de Farida Fahmy (livro que é resultado da conclusão de mestrado em Artes e Dança da Universidade da Califórnia) e sites sobre música árabe:
http://www.vitorabudhiar.com/instrumentos.htm




Resumindo essa dança folclórica, muito dançada pelos beduínos, representa a passagem da menina para mulher, ou seja, a chegada da sua puberdade. Os seus movimentos de mãos e quadril não possuem significados, porém tem alguns instrumentos que possuem uma significação e alguns detalhes importantes.

Tem sua origem na Líbia, Siwa e Marsa Matruh no Egito. E Mahmoud Reda iniciou seus estudos, especificamente dessa dança em 1966. Vale lembrar que o que conhecemos de folclore partiu de suas pesquisas, e são adaptações para o palco, porque todas as danças, sem exceção quando praticadas no dia-a-dia não possuem nenhum atrativo.

A base rítmica é o Kahachi, podendo ter algumas variações no meio da música, mas é ele quem comanda.

O figurino é simples, podendo ser uma galabia comprida e um lenço de quadril. O mais usado é uma saia longa, rodada com babado, botas ou sapatos e acessórios na cabeça, adornos nos braços.

Dança-se apenas uma mulher, e uma fila de homens que batem palmas de forma específica, isso significa "Flerte". É o momento da escolher um pretendente, e quando escolhido esse deve dançar e flertar de forma a conquista-la. Ela pode mudar a escolha e quando a faz, entrega suas jóias ou adornos para fortalecer a escolha.



Nesse momento, o rapaz também pode dar um lenço ou mesmo dançar, representando que “enlaçou” a menina. Depois dessa passagem, nenhum homem pode mais paquera-la.

Os movimentos são: shimmies, twistes, básicos, 8 para trás, redondos, com um detalhe, todos são realizados com torção, com pé no chão, exceto os básicos e uma variação de twiste. Os básicos são exagerados, bem torcidos e com pernas altas, com algumas sentadinhas

No texto da Farida Famy também encontramos:

“Na Hagalla há um aspecto competitivo onde diferentes grupos batem palmas chamando a solista, e aquele grupo mais forte ou carismático ganha a presença da solista perto dele. Essas palmas sofrem flutuações de dinâmica e velocidade, o que pode alterar a construção da dança. Uma mulher ou uma dupla de mulheres, dançam movidas pelas palmas de grupos de homens, que competem entre si para ganhar a atenção das mesmas.

A Hagalla geralmente acontece para celebrar casamentos ou as vésperas de um enlace, ou também são é apresentada em festas para honrar visitantes ou selar um compromisso”.

E para acabar, os principais instrumentos (a maioria de percurssão) são: DAFF, MAZHAR e a RABABA.



No vídeo do Reda, dá para ver todas as características de figurino e passos, uma obrigação para qualquer bailarina estudar e conhecer:




Esse, que é uma parte de um filme, é o meu preferido, dá para ver as paquerinhas, competições, a escolha da mulher e suas jóias retiradas. Confiram:




Agora uma adaptação do Reda para os palcos:



domingo, 15 de abril de 2012

Que final de semana mais dançante


Tanta dança, tantas informações! Que delícia passar um final de semana fazendo o que mais gosta: dançar!

Sabadão matei as saudades da "tia Elis", que arrasou no seu workshop de Reciclagem Profissional com técnicas apuradas de quadril, limpeza de movimentos, combinações incríveis e claro uma coreografia de Om Kalsoum lindíssima.

Estou um um gás novo e disposição, adoro essas sensações e o importante é não deixar isso morrer.


E hoje foi a aula do curso de folclore da Pricila... aulinha de Hagalla, o melhor foi nós que fizemos a aula da Elis ontem (só 5 horas), aguentar uma aula de ... nada mais nada menos de Hagalla (ai minha bacia, cintura, abdomem e pernas), mas valeu a pena, quanta informação, história eu estou aprendendo nessas aulas.

Sem contar o MP, o desfile da Simone Gallassi no Shangrilá, a noite de autógrafos da Luciana Arruda no Khan (e eu não pude ir snif), esse final de semana realmente foi bem dançante!

Estou prontinha para rechear esse blog com altas informações: até já!

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Projeto Infinity Bellydance

É com um imenso prazer que venho divulgar esse projeto e show de lançamento: Infinity Bellydance - promovido pelas lindonas, Érica Secatto e Janaína Dantas.

Em meio de tanta diversidade de projetos, workshops, eventos em dança do ventre e fico até zonza, sem brincar... e sempre questiono sobre as qualidades de todos eles. Poucos me atraem, confesso, pela seriedade, pela vibração positiva e pela qualidade de quem participa.

Quantidade não é qualidade. E tenho certeza que o Infinity Bellydance será um sucesso e tenho uma super alegria em fazer parte do show de lançamento.

Teremos uma diversidade em apresentações e novos talentos, pessoas que levam a dança a sério, se dedicam no seu estudo e são alunas de grandes profissionais.

Vale a pena conferir! Será mais que demais e especial!
Gente, tô feliz em fazer parte, feliz meeeeesmo rs!

Vambora?

Dia 26/05
no Shangrilá House

R. Gaspar Lourenço, 25 - Vila Mariana - São Paulo

a partir das 19h





quarta-feira, 11 de abril de 2012

Novos horários

Segue o novo quadro de horários para 2012.

Também temos aulas particulares, fazemos coreografias para festas e eventos, casamentos, aulas especiais para grupos.


Venha dançar e ser mais feliz!

Novo site


Agora com um novo endereço, para acompanhar as novidades do estúdio e da minha carreira


terça-feira, 3 de abril de 2012

Nova turma de dança do ventre

Nessa semana estamos iniciando uma nova turma de dança do ventre:

Iniciantes: quarta - feira às 19h30 - 21h30

Mais informações no site www.zahiranader.com

Venha Dançar e seja mais Feliz!