terça-feira, 11 de novembro de 2008

Efêmero

Continuando...
No nosso querido pai dos burritos, efêmero significa:

1 Que dura um só dia. 2 Passageiro, transitório. 3 Bot Diz-se das flores que murcham no mesmo dia em que desabrocham. sm Bot Planta melantácea (Hermodactylus niger).

E serei bem realista, essa é a nossa realidade. No outro post quando falei da educação, das crianças que ficam doidinhas pela tecnologia era nesse ponto que visava chegar.
Preocupação e investimento na educação nunca foram demais e necessários hoje, mas no fundo, para mim a escola auxilia na formação de cidadãos, poréeeeeem, não tem a obrigação de ensinar certos valores - essa obrigação é da família. Os filhos aprendem com os exemplos, e a nossa família é a nossa base. É ou não é?

E a tecnologia não é de todo ruim. Eu mesma sou fissurada! Adoro a MAC, amaria ter um iPhone, tenho um iMac, não vivo sem um celular, um mp3, uma câmera digital e um computador, afinal tenho um blog para escrever, só que a diferença está na maneira que lido com tudo isso. Meu celular por exemplo, já farão 2 anos que estou com ele, para que trocar se ele está ótimo?

Esse assunto não é de hoje, acho que sempre existiu em toda a humanidade, mas numa outra realidade. As pessoas procurando o efêmero para preencherem um vazio nelas mesmas (ficou com cara de auto ajuda ha), seja no relacionamento, no vestuário, no trabalho, nas compras...

Os jovens que não se enquadram no mundo dos populares são excluidos, e pode reparar que nunca se falou tanto como hoje, do tal estilo. A moda é assunto pra qualquer momento e lugar, e não importa sua tribo. Na minha infância ser fashion era usar Pakalolo, hoje penso que é se sentir bem com o que gosta de verdade.

Mas cresci, isso não me traumatizou, apesar de não ter feito parte das populares da escola, porque pelo menos não existia muitos relacionamento efêmeros como hoje em dia, esses sim são um dos novos problemas da nossa sociedade, e sempre fui rodeada por pessoas maravilhosas e amigas.

Não existe mais nem o relacionamento com algum produto, porque se quebrar é só jogar fora e comprar outro. Para que me prender ao emprego atual se não existe mais um plano de carreira como antes, nunca ficarei mais que 3 anos num lugar? E por ai vai... tudo está muito acessível e fácil demais, ninguem dá mais valor (aqueles que podem), pra conquista e o caminho para chegar nela.

Disso tudo, ainda tenho uma perspectiva otimista, como já falei sempre existiu esses probleminhas mas em ângulos diferentes, quem possui um mínimo de consciência pode fazer sua parte e provocar uma mudança, mesmo que ela aconteça apenas em sua casa, sua escola, seu bairro e seu trabalho.

Um comentário:

GiGi disse...

Por falar em relacionamentos efêmeros, vou aproveitar pra comentar uma coisa que vi em um programa de TV sobre relacionamentos. O que vi me deixou simplesmente indignada.

O programa daquele dia trouxe dois rapazes que respondiam questões sobre uma moça. Eram perguntas sobre gostos da mesma, comportamentos, enfim. Até que, a pergunta:

"Na cama, entre quatro paredes... Ela é mais do tipo 'comportada' ou 'escandalosa'?"

É claro que eu já fui pensando... Mas, poxa! Isso é algo muito pessoal, não pode ser exposto assim! E não é que a moça respondeu? Frustrei.

Mais ao final do quadro, vi que aqueles dois rapazes eram, nada mais, nada menos... que o EX e o ATUAL namorado da moça!! Aí decepcionei... De verdade. E o apresentador havia comentado que eles haviam trocado ofensas no início do programa.

E fiquei pensando. Como as pessoas se submetem a situações unicamente por uns instantes de fama e por merreca de dinheiro? Quanto as pessoas valem? 500? 800? Mil Reais?? Como estas pessoas podem jogar fora sua intimidade, sua maneira de ser, inteiramente a si mesmas? Eu não compreendo.

Em que se baseia o valor de um ser humano? Será que ele sucumbiu nessa era tecnológica e capitalista, que tem as pessoas somente como mais um número?

Talvez não tenha mto a ver com o post, mas foi algo que me ocorreu agora. E que eu senti necessidade de externalizar há algum tempo. Talvez escreva no meu blog a respeito.

Obrigada!!
Beijos!