quinta-feira, 29 de abril de 2010
Arabian Cabaret - Performance: Can-Can Árabe
Dia Internacional da Dança

Já escrevi um blog, no ano passado sobre esse dia, como e o porquê da criação... e sempre peço ou faço algo diferente com as minhas alunas, porque como o Klauss Vianna mesmo falava:
O Dia Internacional da Dança vem sendo celebrado no dia 29 de abril, promovido pelo Conselho Internacional de Dança (CID), uma organização interna da UNESCO para todos tipos de dança.
A comemoração foi introduzida em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO. A data comemora o nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), o criador do balé moderno.
Entre os objetivos do Dia da Dança estão o aumento da atenção pela importância da dança entre o público geral, assim como incentivar governos de todo o mundo para fornecerem um local próprio para dança em todos sistemas de educação, do ensino infantil ao superior.
Enquanto a dança tem sido uma parte integral da cultura humana através de sua história, não é prioridade oficial no mundo. Em particular, o prof. Alkis Raftis, então presidente do Conselho Internacional de Dança, disse em seu discurso em 2003 que "em mais da metade dos 200 países no mundo, a dança não aparece em textos legais (para melhor ou para pior!). Não há fundos no orçamento do Estado alocados para o apoio a este tipo de arte. Não há educação da dança, seja privada ou pública".
O foco do Dia da Dança está na educação infantil. O CID alerta os estabelecimentos que contatem o seu Ministério da Educação com as propostas para celebrar este dia em todas escolas, escrevendo redações sobre dança, desenhando imagens de dança, dançando em ruas, etc. Enfim, manifestando em crianças e consequentemente nos adultos, a vontade e importância da dança arte na vida do ser humano
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Será nesse sábado - Noite Antiga
terça-feira, 20 de abril de 2010
Um post triste mas também um alerta
quarta-feira, 14 de abril de 2010
Oficina de Dança do Ventre Na Mistyka

Será nesse domingo, dia 18 às 14h, darei uma oficina na Feira Mistyka, organizada pela Gaia.
Imperdivel!
A entrada é gratuita!
Mais informações:
Centro Esotérico
quinta-feira, 8 de abril de 2010
Workshop de Dança Sensual com Jamille

Aqui no Zahira Estúdio de Dança e Arte
rua João Dártora, 24 Centro Caieiras - SP
(11) 4445-4274
www.zahiraestudio.yolasite.com
Investimento: R$ 60,00, inclui a apostila, um Cd com as músicas e Coffee Break
Venha passar uma tarde de domingo de forma diferente e divertida! Surpreenda-se!!
Surpreenda seu parceiro no Dia dos Namorados
terça-feira, 6 de abril de 2010
E o que é Dabke?

O Dabke é uma dança tradicional árabe, e significa "bater o pé no chão". É dançada no Líbano, Síria, Jordânia e Palestina, e sua origem está nos movimentos realizados com os pés quando as pessoas, amassavam o barro para prepará-lo na fabricação das telhas, ou compactar as rachaduras causadas pelas chuvas de inverno. Naquela época, os telhados eram cobertos com lama.
Com o acompanhamento de um tambor (derbake ou table), uma flauta (mejwez), os homens se distraiam no ritual das batidas e, assim, podiam compactar os telhados mesmo sob o frio e a chuva.
É feito em filas que podem se quebrar em formações. Os dançarinos podem dar as mãos ou colocá-las no quadril,com os cotovelos para fora. O líder é quem determina os passos da dança, guiando da ponta da fila girando seu lenço branco no tempo da batida. Há semelhanças com outras danças, como o Hasapiko rápido grego (não o Vari Hasapiko), Macedonian Oro, Bulgarian Horo, que são todos baseados no mesmo padrão passo-passo-passo-chute-passo-chute.
