O figurino
Como há 3 tipos específicos dessa dança sem contar o do Egito (porque na verdade não há Khaliji nesse país), há também 3 trajes diferentes: clássico, moderno e masculino.
O traje vem da necessidade de conservar a umidade e proteger o corpo do sol, hábito tão importante na Península Arábica. Ele se chama tobe (bata, caftan, toga, vestido, capa, galabia) ou thawb nashal original do Najd ou Arábia Central e transformado em traje tradicional das mulheres ao longo da área do Golfo.
Uma galabia clássica, não há como errar, essa podemos usar sempre
Um tobe inspirado no thawb nashal, justinho mais usado no Iraque e Egito, mas que na verdade nesses países ainda é diferente desse.
Para os homens é a clássica roupa thawb nashal no modelo original: branco
Quando executada por homens, esses dançam com armas, bastões e dificilmente as mulheres participam. Nada impede que isso aconteça, mas o correto é dançarmos o khaliji clássico.
Sempre é executada em grupos de mulheres.
A maquiagem
E a maquiagem também é diferenciada. Infelizmente não a achei da mesmo forma que a Pricilla Samra nos ensinou, mas darei as dicas que ela nos passou:
1- A pele super branca, elas usam a base e o pó mais claro que a pele delas, então... é para ficar artificial.
2- Olhos super mega ultra marcados, com delineador em baixo e em cima juntando ou não nas pontas.
3 - Rabinho do delineador no final do olho
4- Sombra iluminadora branca bem forte no desenho da sobrancelha, usar uma cor para a sombra e o segredo é a parte debaixo dos olhos, deve usar uma sombra de cor forte como o vermelho e roxo, criando um risco o qual o delineador vai acompanhar.
Achei algumas fotos que inclusive podemos aproveitar para as nossas makes:
E para terminar vou colocar alguns vídeos para estudo e curiosidade:
O Khaliji executado por egípcias: Lucy e Fifi - vejam que uma dança de forma super clássica e a outra da forma que no Egito se dança o Khaliji. Os trajes também mudam e normalmente elas dançam para homenagear alguém dos Emirados ou do Golfo.
E olha essa cantora literalmente nadando em rios de dinheiro! Isso é um crime. E para matar a curiosidade, isso é um crime sim nos países dos Emirados, então os sheiks vão para Síria onde esse ato é permitido: jogar dinheiro ao léu rs, sorte da cantora.
E o moderno normalmente dançando nos shows lá nos Emirados, e quem o executa muito bem é a Warda Maravilha.
3 comentários:
Muito bom conhecer as diferentes formas de Khaliji!!! Já vi apresentações da Warda, maravilhosa mesmo! Mas gostaria de saber qual a verdadeira origem do Khaliji. Fiquei confusa depois que uma pessoa disse ao microfone, em uma festa, que o khaliji se originou na África.Fiquei confusa porque a pessoa se diz estudiosa, mas acho que faz críticas sem saber exatamente o que diz. Achei que era originário da Península Arábica, mais precisamente do Golfo Pérsico. Pode falar mais sobre isso? Agradeço.
Oi Simone, bom... essa pessoa tá equivocada rs e essa dança tem sua origem na Arabia Saudita.
Escrevi outro post sobre ele:
http://www.zahira-nader.blogspot.com/2012/02/o-khaliji-e-o-curso-de-formacao-em.html
bjo
Zahira, adorei seu post, vai me servir muito pra estudar Khaleege em breve! Beijos
Postar um comentário