sexta-feira, 20 de julho de 2012

Mais um roteiro de viagem na Chapada dos Veadeiros

Adoro viajar! E quem não gosta? Mesmo no processo de preparação para a banca da pré, eu sai de férias, fiquei 10 dias fora de SP e 7 na Chapada mais uma vez.

Sem contar que continuei nos meus estudos e preparação mas num lugar especial, mágico cheio de energias boas para me recarregar. Aaaiii sumiu a ansiedade

E é um lugar que indico para todos que gostam desse tipo de viagem: natureza, aventura, traking e etc.

No meu outro blog eu escrevia sobre alguns roteiros, como fiquei apenas com esse vou linkar aqui os posts sobre outros roteiros e vou começar a escrever aqui também.

Roteiro 1 de uma Viagem em Goiás, Brasília e Chapada dos Veadeiros - dez 2011 e jan 2012
http://sipoulain.blogspot.com.br/2012/01/roteiro-de-viagem-brasilia-chapada-dos.html

Roteiro 2 de uma Viagem do Maranhão, Piauí e Ceará - dez 2010 e jan 2012
http://sipoulain.blogspot.com.br/2011/02/dicas-de-viagem-maranhao-ao-ceara.html

Vamos pro Roteiro final?

Roteiro 3 -  últimas viagens na Chapada dos Veadeiros - mai 2012 e jul 2012

Como foi escrito no primeiro roteiro pra Chapada, quem estiver sem o transporte próprio, deve pegar um ônibus na rodoviária antiga de Brasília para Alto do Paraíso, ou São Jorge ou Cavalcante. O Parque Nacional fica em São Jorge, mas a Chapada dos Veadeiros está localizada nessas 3 cidades.

É um trajeto super tranquilo e fácil, a estrada é boa até um ponto, mas o governo está arrumando e ela não é perigosa nem ruim como muitas que temos aqui em São Paulo.

Fui 3 vezes para consegui conhecer quase tudo, e agora em maio e julho, a melhor época, foi que conheci as melhores cachoeiras. Anote ai: Amécegas I e II, Loquinhas, Santa Bárbara, Capivara, Cataratas dos Couros. Cada lugar tem sua beleza, são lindos maaaaas essas na minha opinião, são as melhores até então.

Paga-se R$ 10,00 em cada cachoeira por ser propriedade particular. A melhor forma é alugar uma moto ou um carro para ter liberdade para conhecer todos os lugares, porque há os acessos de terra e alguns são bem dificíeis

Em Alto do Paraíso...

Indico a Pousada Mineira, da Dona Nenzinha: barata, boa, simples e no centro, ladinho da estrada. Pagamos a diária p/ casal 50,00 com  café da manhã. Fica pertinho de uma lanchonete vegetariana maravilhosaaaa chamada Cravo e Canela, podem comer o Veg Burguer que é divino, a Chapizza e o caldo de Funghi, huuuuuummmm fico com água na boca só de pensar!

De lá conhecemos Loquinhas: trilha fácil, 5 Km da cidade, uma série de cachoeiras pequenas e uma diferente da outra. Tem duas trilhas e as duas são lindas.




Cachoeira de São Bento e Almécegas I e II ficam na mesma fazenda que é a São Bento, e a entrada fica a 3 Km da cidade. Chegando lá, a S. Bento fica logo na entrada, mas as outras são de difícil acesso. Estipulo uns 5 km para cada uma de estrada de terra.




Nessa vez, fui também na Cordovil, localizada na Fazenda da Lua, entre São Jorge e Alto do Paraíso, maaaaas não recomendo a ninguém porque a trilha é dificílima e eu não consegui completar. Para os homens atletas é tranquila mas pra mulher... até chorar eu chorei: trash.



As Cataratas dos Couros já fica bem distante da cidade, mas vale muito a pena visitá-la, é simplesmente maravilhosa! Uma beleza sem igual, e lá tem várias trilhas, várias piscinas e foi um dos melhores banhos de cachoeira que já tomei.

São 18 Km de estrada asfaltada e 33 Km de estrada de terra - é chão! Mas a estrada é boa. Lá tem muito mosquito, vale usar um repelente natural para se proteger.

Vejam a beleza do lugar:





De lá ainda dá para conhecer a Cachoeira dos Cristais, também linda, muito parecida com a Loquinhas, mas a mata é mais aberta e a água bem cristalina meio verde amarelada. A cachoeira principal tem uma piscina ótima e uma queda deliciosa para fazer uma hidro!



Fica 5 Km de estrada no sentido para Cavalcante. A conhecemos no caminho pra lá e de quebra vimos também a Poço Encantado que já fica... acho q uns 25 Km... não me lembro.


No terceiro dia de viagem já estávamos em Cavalcante e dessa vez fiquei na Pousada do Sol: boa, limpa e barata - 40,00 a diária sem café da manhã. E lá conhecemos a tão esperada Santa Bárbara e no mesmo caminho a Capivara - belezas divinas!! Se forem pra Chapada, tem que conhecê-las.

Para chegar a essas cachoeiras tem que ir pra Cavalcante, pegar uma estrada de terra para Engenho 2, no sentido para a Comunidade Kalunga. As cachoeiras ficam dentro dela, é necessário contratar um guia e pagar a entrada na comunidade.

Guia: 60,00 - deu para dividir em 7 pessoas
Entrada: 10,00
Trajeto: 35 Km de terra e mais um pouco já dentro da comunidade e as trilhas são médias.

Fiquei de queixo caído ao ver essas águas azuis, limpas e com chão de areia branca...




Na volta ficamos em São Jorge, e acampamos. Na primeira vez fiquei no 4 Crescente, no camping do Fabrício que é bom e barato, mas dessa vez ficamos no do Paú, que oferece uma super estrutura, uma barraca com colchão, cobertor, toalha, sabonete e travesseiros. Ótimo! 24,00 por pessoa e 70,00 o chalé.

De lá conheci a Morada do Sol, uma quebra grande, larga, não há grandes quedas mas há piscinas de água verde ótima para banho e diversas pequenas hidros, é só entrar e relaxar. E fica a 5 Km de São Jorge.



Espero que curtam o roteiro e que um dia conheçam esses lugares que me fez sentir pequena e grande ao mesmo tempo, porque essa beleza toda é criação divina e faz parte de mim também, porque somos a criação Dele... Amo muito essa energia, amos muito viajar e espero dividir outros roteiros com vocês.

Até mais! Namastê!

Nenhum comentário: