terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Condicionamento físico pra dança

Você já sentiu um baita cansaço depois de uma apresentação? Dores no corpo após longas horas de ensaio, treino ou um sábado inteirinho de aulas? Foi fazer uma caminhada, nadar e ficou acabada? Hum... seria certo dizer que você precisa melhorar seu condicionamento físico?

Nós que já trabalhamos com um exercício físico, que no caso é a dança, por si só já estamos falando de um tipo de exercício aeróbico que ajuda, e muito, no condicionamento físico das pessoas. A dança além de queimar calorias, como todos sabem, fortalece músculos, dá ritmo, noção espacial e etc.

Mas o ponto que desejo discutir agora é o corpo da bailarina, precisamos estar atentas a muitas coisas, ter um corpo preparado para suportar muitas coisas e ainda aguentar o ritmo do nosso dia-a-dia.

Primeiro vamos definir o que seria condicionamento físico:
É a capacidade de realizar atividades físicas. Para tornar-se e manter-se condicionado, os indivíduos devem exercitar-se regularmente. Os exercícios fortalecem o coração, permitindo que ele bombeie uma maior quantidade de sangue em cada batimento.

E conhecendo mais a fundo nosso corpo temos também a aptidão física: é a capacidade dos sistemas do organismo (coração, pulmões, vasos sanguíneos e músculos) de funcionar de modo eficiente para resistir a doenças e ser capaz de participar de várias atividades sem se cansar excessivamente.

Além da dança, existem outras atividades físicas que ajudam a fortalecer o nosso corpo, deixando ele esteja pronto e no ponto, para evitar lesões e tirar o máximo de aproveitamento nas apresentações.

oRoteiro básico:

1. Aquecimento: prepara o sistema cardiovascular para o exercício.
2. Alongamento: para assegurar a amplitude articular máxima.
3. Exercícios de força.
4. Treinamento de resistência.
5. Atividades específicas do esporte: para automatizar as tarefas motoras específicas de cada esporte
6. Desaquecimento.
7. Técnicas de relaxamento: para recuperação da fadiga e redução do estresse.

E os exercícios recomendandos para nos ajudar ainda mais na nossa profissão são:

1. Corrida
2. Caminhada
3. Musculação
4. Natação
5. Yoga
6. Ciclismo
7. Pilates

Particularmente, eu, faço sequências e exercícios de balé e adoro correr, tudo isso acompanhado de um belo alongamento e dos batimentos cardíacos, tudo de forma bem rotineira. Quando posso vou ao clube nadar, mas não forço porque tenho facilidade de ganhar massa muscular. E percebo uma diferença do antes e depois dessas atividades na minha vida de bailarina. É uma diferença positiva e essencial.

fontes:
http://www.scf.unifesp.br/entradaprincipal.htm
http://www.lincx.com.br/lincx/saude_a_z/por_vida_saudavel/condicionamento.asp

6 comentários:

Luciana Arruda disse...

ótimo post!!! mas confesso: eu enrola pra conseguir caminhar todos os dias...espero que esse ano eu consiga...ai,ai...rs

Luana Mello disse...

OOOOO meu xuxu, mega de utilidade pública esse post!!

Natalia disse...

Ai eu sou uma preguicinha ambulante!! rs...
Mas isso tudo é tão necessário.. Puxa, se todas as bailarinas tivessem essa noção né? O mundo seria um lugar melhor.
E uma coisa fiquei curiosa. Nunca ouvi falar de desaquecimento, o que seria exatamente? Beijinhos.

Ket/ Blair Boo disse...

Eu sempre fui preguiçosa, aliás ainda sou, do tipo que passa meio dia na cama e néca de levantar. A dança é minha única atividade fisica *vergonha vergonha*

maas tenho sorte de contar com uma mentora que cuida bem disso ^^

cigarrillo y café disse...

oie! tu me achou...claro q lembro...nossa, legal! tá dando aula de dança!!! bacana...vixi q multifacetica...parabéns1!!

Dana el Fareda disse...

Muitooo bom este post,essencialll.bjssss