As minhas
fontes de pesquisa são: curso de Formação em Folclore Árabe com Pricilla Samra,
um texto de Farida Fahmy (livro que é resultado da conclusão de mestrado em
Artes e Dança da Universidade da Califórnia) e sites sobre música árabe:
http://www.vitorabudhiar.com/instrumentos.htm
Resumindo
essa dança folclórica, muito dançada pelos beduínos, representa a passagem da
menina para mulher, ou seja, a chegada da sua puberdade. Os seus movimentos de
mãos e quadril não possuem significados, porém tem alguns instrumentos que
possuem uma significação e alguns detalhes importantes.
Tem sua
origem na Líbia, Siwa e Marsa Matruh no Egito. E Mahmoud Reda iniciou seus
estudos, especificamente dessa dança em 1966. Vale lembrar que o que conhecemos
de folclore partiu de suas pesquisas, e são adaptações para o palco, porque
todas as danças, sem exceção quando praticadas no dia-a-dia não possuem nenhum
atrativo.
A base
rítmica é o Kahachi, podendo ter algumas variações no meio da música, mas é ele
quem comanda.
O figurino é
simples, podendo ser uma galabia comprida e um lenço de quadril. O mais usado é
uma saia longa, rodada com babado, botas ou sapatos e acessórios na cabeça,
adornos nos braços.
Dança-se
apenas uma mulher, e uma fila de homens que batem palmas de forma específica,
isso significa "Flerte". É o momento da escolher um pretendente, e quando
escolhido esse deve dançar e flertar de forma a conquista-la. Ela pode mudar a
escolha e quando a faz, entrega suas jóias ou adornos para fortalecer a
escolha.
Nesse
momento, o rapaz também pode dar um lenço ou mesmo dançar, representando que “enlaçou”
a menina. Depois dessa passagem, nenhum homem pode mais paquera-la.
Os
movimentos são: shimmies, twistes, básicos, 8 para trás, redondos, com um
detalhe, todos são realizados com torção, com pé no chão, exceto os básicos e
uma variação de twiste. Os básicos são exagerados, bem torcidos e com pernas
altas, com algumas sentadinhas
No texto da Farida
Famy também encontramos:
“Na Hagalla
há um aspecto competitivo onde diferentes grupos batem palmas chamando a
solista, e aquele grupo mais forte ou carismático ganha a presença da solista
perto dele. Essas palmas sofrem flutuações de dinâmica e velocidade, o que pode
alterar a construção da dança. Uma mulher ou uma dupla de mulheres, dançam
movidas pelas palmas de grupos de homens, que competem entre si para ganhar a
atenção das mesmas.
A Hagalla geralmente acontece para celebrar casamentos ou as vésperas de um enlace, ou também são é apresentada em festas para honrar visitantes ou selar um compromisso”.
E para
acabar, os principais instrumentos (a maioria de percurssão) são: DAFF, MAZHAR e
a RABABA.
No vídeo do Reda, dá para ver todas as características de figurino e passos, uma obrigação para qualquer bailarina estudar e conhecer:
Esse, que é uma parte de um filme, é o meu preferido, dá para ver as paquerinhas, competições, a escolha da mulher e suas jóias retiradas. Confiram:
Agora uma adaptação do Reda para os palcos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário