Ninguém imagina o quanto é difícil dançar BEM, a dança oriental. Falo dançar bem porque copiar passinhos é uma coisa, e ter a SIGNIFICAÇÃO dos passos em seu corpo é outra.
E claro que há as atividades extras e complementares que vão te ajudar nesse processo. Para mim, em qualquer área há essa complementação necessária para qualquer um ser um bom profissional.
O mais importante: estudo e busca são eternos, ou seja, decidiu entrar nas artes ou no esporte, saiba que terá que praticar e estudar sempre!
O que me mata são os profissionais de outras áreas realizando fusões com a Dança do Ventre, matando os nossos passos!! Falo isso por saber de uma professora aqui da minha cidade que está fazendo isso... bom... se estudar de verdade a nossa dança: PODE - agora... realizar os passos esteriotipando a nossa ARTE: Não PODE! (Falei).
Então vamos lá, essas atividades são as minhas escolhas, e que me ajudaram, e ajudam, a melhorar a minha dança, pode ser que não sejam tão boas para algumas, cada uma tem a sua busca.
1) Ballet e Jazz
Não tem jeito, o ballet ajuda a ter postura, o jazz musicalidade e ritmo. Ambos ajudam na flexibilidade, expressão corporal, consciência corporal e espacial. Sem contar o uso dos braços, isso é super importante para nós, porque esse trabalho limpa os movimentos de braços para a dança do ventre.
2) Yoga
Minha outra paixão, para mim é minha filosofia e religião. Mas se não quer trabalhar esse lados, pode escolher o Hatha Yoga que trabalha primeiramente com os Asanas. Mas o Yoga além de trabalhar força, flexibilidade, desenvolve o equilíbrio corporal e mental, serenidade, concentração e sem contar, que alonga até os ligamentos mais escondidos, tão difícieis de chegar com posições básicas.
E há os assanas específicos para alongar regiões que são trabalhadas na dança do ventre, e isso ajuda a "soltar o nosso quadril" -quer coisa melhor que isso??
3) Alongamento
Nem preciso falar muito que Alongar é Preciso! rs Não tem como, seja qual dança você pratica, o alongamento é necessário. Prepara o corpo para a aula e "solta a musculatura".
4) Pilates
Taí uma coisa que vou começar a praticar, mesmo assim sabemos que é uma atividade mais que indicada para qualquer pessoa, e para quem dança é excelente. Eu apenas tenho o medo de desenvolver muito a força e perder o alongamento, porque o músculo contraindo o nosso corpo fica automaticamente mais rígido.
Cuidado com as atividades que desenvolve a "força" como lutas, musculação e etc, dependendo do treino elas podem acabar com todo o trabalho que a dança desenvolve: delicadeza, alongamento e flexibilidade. Porque geralmente quem "malha" não se alonga e assim os músculos encurtam!
Ajuda na postura, tonifica os músculos, modela o corpo, não é agrecivo, ou seja muito dificilmente você terá lesões como na musculação. Fortalece os ligamentos, arruma a postura. É uma atividade fisioterapeutica e completa.
Essas são as dicas. Até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário