quinta-feira, 11 de março de 2010

Bolero Árabe

coreografia de Ojos Negros

Como tem um vídeo meu de bolero, algumas pessoas já vieram me perguntar se haveria outras músicas além a do Mario Kirlis, porque todo mundo dança só ela. Eu a dancei por acha-la maravilhosa, mas há mais duas músicas bem legais.

Aproveitando... o que seria o bolero?

O bolero é um ritmo que mistura raízes espanholas com outras de varios países hispano-americanos. Surgiu no Caribe, mas sofreu modificações, especialmente se tornando um ritmo românticos e mais lento.

Sabe-se que o bolero influenciou o samba-canção, mambo (bolero-mambo), o cha cha cha e a salsa.

Todos nós conhecemos a dança de salão chamada bolero não é mesmo? E é visto como careta, antiquado, parado e chato. Então...

O Bolero, que é mais tranqüilo, ao estilo mais antigo, também recebeu um novo formato com mais giros e pode ser dançado também em músicas atuais como MPB e baladas. Entretanto, seu charme reside principalmente nas músicas mais antigas, podendo dar a ela maior expressividade, principalmente relembrando as épocas passadas.

Para nós, da dança do ventre, sabe-se que foram os argentinos (origem espanhola) que agregou o ritmo à música árabe, em meados do séc. XX. É de origem ocidental, e permite à bailarina se expressar mais livremente, pode e deve usar passos de outras danças: jazz (principalmente), contemporânea, dança de salão e etc.

O Bolero possui a estrutura 4/4: DUM TAKA TA TAKA. Estes ritmos costumam aparecer em momentos mais lentos da música, podendo ser a base de um Taqsim ou até mesmo ser o ritmo de entrada da música (como é o caso da música Balady Solo). Ambos combinam imensamente com véu, deslocamentos e arabesques.

Quais músicas?

Bolero de Mário Kirlis
Ojos Negros e Reflejo del Alma do Horus Arab Music

Infelizmente não consegui nenhum vídeo ou link dessas músicas, mas estão no cd Ruh el Alma en Escena, último espetáculo do Amir Thaleb. E logo abaixo coloco os links:

Amir Thaleb
Horus Arab Music
Amir dançando Reflejo del Alma

Nenhum comentário: