Como tem um vídeo meu de bolero, algumas pessoas já vieram me perguntar se haveria outras músicas além a do Mario Kirlis, porque todo mundo dança só ela. Eu a dancei por acha-la maravilhosa, mas há mais duas músicas bem legais.
Aproveitando... o que seria o bolero?
O bolero é um ritmo que mistura raízes espanholas com outras de varios países hispano-americanos. Surgiu no Caribe, mas sofreu modificações, especialmente se tornando um ritmo românticos e mais lento.
Sabe-se que o bolero influenciou o samba-canção, mambo (bolero-mambo), o cha cha cha e a salsa.
Todos nós conhecemos a dança de salão chamada bolero não é mesmo? E é visto como careta, antiquado, parado e chato. Então...
Para nós, da dança do ventre, sabe-se que foram os argentinos (origem espanhola) que agregou o ritmo à música árabe, em meados do séc. XX. É de origem ocidental, e permite à bailarina se expressar mais livremente, pode e deve usar passos de outras danças: jazz (principalmente), contemporânea, dança de salão e etc.
O Bolero possui a estrutura 4/4: DUM TAKA TA TAKA. Estes ritmos costumam aparecer em momentos mais lentos da música, podendo ser a base de um Taqsim ou até mesmo ser o ritmo de entrada da música (como é o caso da música Balady Solo). Ambos combinam imensamente com véu, deslocamentos e arabesques.
Quais músicas?
Bolero de Mário Kirlis
Ojos Negros e Reflejo del Alma do Horus Arab Music
Infelizmente não consegui nenhum vídeo ou link dessas músicas, mas estão no cd Ruh el Alma en Escena, último espetáculo do Amir Thaleb. E logo abaixo coloco os links:
Amir Thaleb
Horus Arab Music
Nenhum comentário:
Postar um comentário