sábado, 21 de fevereiro de 2009

E viva o carnaval!

Não sou festeira, já fui de pular nos salões e as marchinhas nas ruas, mas hoje prefiro um sossego, apesar de amar uma bateria de escola de samba.
E por pura curiosidade, quis pesquisar sobre o Carnaval - afinal de contas, é uma grande manifestação musical, dançante, teatral, artística que não acontece só no Brasil. Melhor... sua origem quem é brasileira, o que houve foi uma recriação carnavalesca, e o Brasil produz uma festa original reconhecida mundialmente.

O Samba em si surgiu dos terreiros, originou-se de forma natural dos batuques na cozinha da Tia Ciata no Rio de Janeiro, claro que havia ao mesmo tempo outras manifestações no Brasil, mas foi lá que começou o que hoje conhecemos como carnaval. E na casa de tia Ciata frequentavam muitos intelectuais, músicos artístas entre eles a própria Chiquinha Gonzaga, Donga e etc. criadores de Pelo Telefone, Ó abre alas...

E o carnaval...



Eram festas de celebração às vida, à fertilidade, aos Deuses na Grécia e em Roma, no qual, todos saiam nas ruas mascarados, pintados para afastarem os demônios das más colheitas. Isso era 10.000 A.C. E o Egito também possuia suas festinhas que homenageavam a deusa Isis e ao Touro Apis. Eram grandes festas associadas a fenômenos astronômicos e a ciclos naturais.

O carnaval se caracteriza por festas, divertimentos públicos, bailes de máscaras e manifestações folclóricas. Na Europa, os mais famosos carnavais foram ou são: os de Paris, Veneza, Munique e Roma, seguidos de Nápoles, Florença e Nice.

No Brasil, foram os portugueses da Ilha da Madeira, Açores e Cabo Verde que trouxeram uma festa, melhor... brincadeiras de loucas correrias, mela-mela de farinha, água com limão, no ano de 1723, surgindo depois as batalhas de confetes e serpentinas. Estavam ligadas à liberdade porque aconteciam um período anterior à quaresma, e tudo isso eram conhecidos por Entrudo.


E hoje cada região brasileira comemora o carnaval de acordo com suas raízes e cultura: desfiles, marchinhas, festas, maracatu, frevo, samba, trios, axé e etc.


fontes: www.suapesquisa.com/carnaval


http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=300&textCode=896&date=currentDate

3 comentários:

Luciana Arruda disse...

por mais que a gente não goste, é sempre bom saber,né?!
beijão!!
ótimo feriado!
=]

Luana Mello disse...

Gata, tô amando seu blog! Parabéns!

Simone * Zahira disse...

obrigada gatinhas pelo carinho!