domingo, 1 de março de 2009

Idealismo é utopia?

Depois de tantas discussões sobre a qualidade, profissionalismo da dança do ventre no Brasil, parei pra pensar em muitas coisas.

Para avaliar é necessário um padrão: qual o padrão de uma boa bailarina de dança do ventre? Claro que sabemos, mas no mundo a fora existem tantas linguagens, tantas fusões, tantos estilos... é necessários termos um parâmetro, e o mínimo bem definido, de conhecimentos para exigir das profissionais.

Isso deveria vim, uma parte, do DRT, já que "precisamos" ter esse registro, para "sermos profissionais". E os parâmetros delas estão longe da verdadeira avaliação da boa dança do ventre. Basta ter postura, elegância, 1/2 ponta alta, expressão, ritmo, alongamento... tá certo que tudo isso é muito essencial para qualquer pessoa que queira viver de dança, mas a banca não saca nada de dança do ventre.

No Rio de Janeiro, soube que a avaliação do DRT é beeeeem diferente. Há várias provas: clássico, folclore e escrita - questões diversas sobre a dança em si, e a dança do ventre. Acredito que possuir essa avaliação seja bem instigante... para quem tem responsabilidade e quer realmente saber se está apta a ser profssional ou a dar aulas, deseja possuir uma boa avaliação. Porque dessa forma, ou você sabe, ou não sabe.

E da avaliação... importante é quem vai dá-la. Cá entre nós, tem muita gente por ai que deixa influenciar por conclusões pessoais, emocionais... mas ai é outra questão.

Tendo consciência e responsabilidade, faremos um bom trabalho e com certeza surgirão as consequências disso.

Para acabar:

CONSCIÊNCIA
- CONS + CIÊNCIA = estar ciente do que somos e onde estamos.

É utópico o que desejamos para a nossa arte? É nosso ideal?
Todo ideal é um pouco utópico, mas vale muito a pena tê-lo e trabalharmos por ele.

6 comentários:

Crys Eda Tribal Belly Dance disse...

Olá ... passei pra deixar meu parabéns pelo blog.....
Amei sobre o post A História das coisas... consciente.... PARABÉNS!!!

òtima semana bjs!

Natalia disse...

Adorei, arrasou!

Luana Mello disse...

Como a DV não é acadêmica, antes de pensar em avaliações temos que nos conscientizar de que todos os estilos devem ser respeitados. Devemos aceitar que existem estilos diferentes para não julgarmos que o certo é apenas aquilo que seguimos.

Beijocas

Simone * Zahira disse...

Com certeza Lu, nem pensei em separar estilos, sou a favor de todos.
Mas será que se a DV fosse acadêmica não teríamos um controle real da qualidade?
bjos

Anonymous disse...

I wish not acquiesce in on it. I regard as polite post. Especially the title attracted me to read the sound story.

Anonymous disse...

Good fill someone in on and this fill someone in on helped me alot in my college assignement. Thank you seeking your information.