quinta-feira, 2 de julho de 2009

Adeus Pina Baush

Coreógrafa e bailarina alemã Pina Bausch morre aos 68 anos Dançarina era conhecida pelo estilo expressionista único de dança.
Segundo comunicado, ela morreu de câncer cinco dias após diagnóstico.

Que perda!

Iria escrever sobre outra coisa, mas quando vi essa notícia mudei de idéia, porque Pina... foi fantástica! Desenvolveu um jeito único de dançar : a Dança - Teatro, que teve início com Laban e seus dicípulos - e ela sempre contou histórias de sua vida, de outros e de diversos povos em suas coreografias. Isso é um super resumo... vale a pena ler os livros... inclusive, como ela misturava os universos feminino e masculino em suas criações, o Almodóvar interessou-se e a inseriu em seu filme: Fale com Ela.

Ela foi a própria expressão, a própria dança, o movimento puro que vem da alma e transcende o mundo carnal e efêmero.
Em 2007, Pina Bausch foi agraciada com o Prêmio Kyoto e, em 2008, com o Prêmio Goethe. Em 2008, o cineasta Wim Wenders estava preparando documentário sobre ela.

Produções "Komm tanz mit mir" ("Vem, Dança Comigo", 1977) "Keuschheitlegende" ("Lenda de Castidade", 1979) "Viktor" (1986), ou "Café Muller". "Rough Cut" (dedicada à Coréia do Sul) "Água" (2001, é fruto da passagem da coreógrafa pelo Brasil).

Escrever [e dançar] é tantas vezes lembrar-se do que nunca existiu. Como conseguirei saber do que nem ao menos sei? assim: como se me lembrasse. Com um esforço de memória, como se eu nunca tivesse nascido. Nunca nasci, nunca vivi: mas eu me lembro, e a lembrança é em carne viva.
Clarice Linspector

Um comentário:

Naznin disse...

Oi Zahira, tudo bem?

Li no jornal ontem sobre a morte dela também. Uma pena, até que morreu nova...mas deixou um importante legado.

Será que existe algum vídeo sobre algum dos trabalhos dela? Gostaria de ver, já que conheço muito pouco.

bjão