Já foi o tempo que dançávamos apenas num ambiente pequeno, com o público ao nosso redor, não sendo necessário grandes deslocamentos, giros e novos desenhos no espaço. Como já disse: foi o tempo! Não há como negar a transformação e a ocidentalização da dança do ventre, porque hoje ela é uma dança praticada nos palcos além dos restaurantes e casas de chá.
Por que isso aconteceu?
Todas as bailarinas e alunas sabem utilizar o espaço de forma cênica? Conseguem deslocar coreograficamente?
Tudo isso aconteceu graças ao Mahmoud Reda, porque foi o primeiro a pensar na dança do ventre com um espetáculo cênico realizado em um palco. Isso não era a realidade do Oriente, ainda não é se analizarmos melhor alguns países, mas a partir do trabalho desse coreógrafo, criou-se a Dança Oriental, que é a dança do ventre com mais detalhes, desenhos novos de deslocamento, braços e pernas e passos agregados das danças ocidentais. Claro que o Reda estudou e colocou o folclore árabe nesse contexto, não podemos esquecer disso.
A primeira mudança foi a do espaço cênico: das casas, dos bares e restaurantes para o palco!
E dele surgiram os/as bailarinos/as que conhecemos hoje que vieram desse momento e aprimoraram as técnicas do Reda. Como a Raqia Hassan, Yousry Sharif, Gamal Seif, considerados mestres que devemos estudar, estudar e estudar!
Além do mais, o espaço é além daquele que reconhecemos, porque há espaço no nosso corpo, há o espaço do colega que divide a aula e uma coreografia comigo e etc, como o Ivaldo Bertazzo diz:
"O corpo é um volume no espaço e o movimento modifica as relações dentro desse volume sem desfazê-lo. Por várias razões, acabamos perdendo as sensações de tridimensionalidade do gesto, ou nem chegamos a construí-lo".
Por experiência própria é super delicado e ao mesmo tempo complicado iniciar a aluna, que nunca dançou na vida, com as noções de espacialidade e colocá-la para dançar num palco, já que ensinar os passos básicos toma todo o tempo do mundo. Porém há métodos, aos poucos introduzidos, que prepara as alunas e trabalha o deslocamento e o espaço:
- Trocar posição professora-aluna: não precisamos estar sempre na frente e nem é bom!;
- Trocas as frentes;
- Andar muito pela sala com os passos básicos como os 8s, batidas e básicos;
- Realizar exercícios em roda e de costas pro espelho;
- Simplesmente andar pela sala - use a criatividade para bolar suas aulas;
Bailarinas que devemos estudar
1 - Raqia Hassan - movimentos simétricos
2- Randa Kamel - criatividade e ousadia, dispensa comentários
Esse post foi escrito a partir dos meus estudos e das aulas do curso de "Formação de Professoras" da Elis Pinheiro.
Bom estudo!
Um comentário:
que delicia de post, completo e com credibilidade! amei, obrigada por compartilhar seus estudos!
^^
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