quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Deslocamentos e o espaço na dança do ventre


Já foi o tempo que dançávamos apenas num ambiente pequeno, com o público ao nosso redor, não sendo necessário grandes deslocamentos, giros e novos desenhos no espaço. Como já disse: foi o tempo! Não há como negar a transformação e a ocidentalização da dança do ventre, porque hoje ela é uma dança praticada nos palcos além dos restaurantes e casas de chá.

Por que isso aconteceu?
Todas as bailarinas e alunas sabem utilizar o espaço de forma cênica? Conseguem deslocar coreograficamente?

Tudo isso aconteceu graças ao Mahmoud Reda, porque foi o primeiro a pensar na dança do ventre com um espetáculo cênico realizado em um palco. Isso não era a realidade do Oriente, ainda não é se analizarmos melhor alguns países, mas a partir do trabalho desse coreógrafo, criou-se a Dança Oriental, que é a dança do ventre com mais detalhes, desenhos novos de deslocamento, braços e pernas e passos agregados das danças ocidentais. Claro que o Reda estudou e colocou o folclore árabe nesse contexto, não podemos esquecer disso.

A primeira mudança foi a do espaço cênico: das casas, dos bares e restaurantes para o palco!

E dele surgiram os/as bailarinos/as que conhecemos hoje que vieram desse momento e aprimoraram as técnicas do Reda. Como a Raqia Hassan, Yousry Sharif, Gamal Seif, considerados mestres que devemos estudar, estudar e estudar!

Além do mais, o espaço é além daquele que reconhecemos, porque há espaço no nosso corpo, há o espaço do colega que divide a aula e uma coreografia comigo e etc, como o Ivaldo Bertazzo diz:

"O corpo é um volume no espaço e o movimento modifica as relações dentro desse volume sem desfazê-lo. Por várias razões, acabamos perdendo as sensações de tridimensionalidade do gesto, ou nem chegamos a construí-lo".

Por experiência própria é super delicado e ao mesmo tempo complicado iniciar a aluna, que nunca dançou na vida, com as noções de espacialidade e colocá-la para dançar num palco, já que ensinar os passos básicos toma todo o tempo do mundo. Porém há métodos, aos poucos introduzidos, que prepara as alunas e trabalha o deslocamento e o espaço:

  • Trocar posição professora-aluna: não precisamos estar sempre na frente e nem é bom!;
  • Trocas as frentes;
  • Andar muito pela sala com os passos básicos como os 8s, batidas e básicos;
  • Realizar exercícios em roda e de costas pro espelho;
  • Simplesmente andar pela sala - use a criatividade para bolar suas aulas;


Bailarinas que devemos estudar


1 - Raqia Hassan - movimentos simétricos



2- Randa Kamel - criatividade e ousadia, dispensa comentários


3- Saida - bom uso das linhas retas, e desenhos no espaço



4 - Lulu Sabongi - uso das linhas torcidas e em espirais

Esse post foi escrito a partir dos meus estudos e das aulas do curso de "Formação de Professoras" da Elis Pinheiro.

Bom estudo!




Um comentário:

LucianaArruda disse...

que delicia de post, completo e com credibilidade! amei, obrigada por compartilhar seus estudos!
^^