quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Avaliação, nível e mudança de módulo das alunas


Hoje falarei de um assunto, na minha opinião muito importante: mudança de módulo, nível e avaliação das alunas. Como devemos trabalhar? É possível um ensino da dança com um sistema de módulos, onde a aluna conclui um e passa automaticamente para outro?

Por experiência de aluna e professora eu respondo: Não!

Decidi escrever sobre esse assunto depois do comentário da Laurinha (Mulher modernex) disse...
Oi Zahira! tudo bem?Posso te fazer uma pergunta?No seu estúdio, quanto tempo demora cada módulo: básico, iniciante, intermediário e avançado? E que estilos são ensinados em cada módulo?Abçs

Então vamos conversar sobre esse assunto polêmico. Já fiz aula e trabalhei numa rede que funciona no sistema de módulo e avaliação progressiva, ou seja, todo mundo passa independente se as alunas sabem ou não fazer: afinal, elas são clientes e estão lá por hobbie ou para se divertirem - ok! isso funciona para esse tipo de aluna porém... e para quem quer se profissionalizar? Digo que funciona apenas para quem tem facilidade e mesmo assim, é uma ilusão, porque o tempo dos módulos é curto para a aluna aprender de verdade os passos.
E o que seria aprender de verdade os passos da dança do ventre? É quando a aluna sabe explicar o que ela está fazendo, quando executa sem copiar a professora e consegue fazer com perfeição: apropriou do conhecimento - o passo é dela e não uma cópia. E gente! Isso só acontece com muito estudo, esforço e tempo de aula.
No meu estúdio, decidi fazer o mesmo que outras bailarinas e escolas fazem, por funcionar de verdade que é: trabalhar com avaliação individual, e é a aluna que muda de nível e não a turma. A aluna pode ser de nível avançado numa turma intermediária, ou uma aluna de básico numa turma de intermediário - elas saberão o que vão aprender, o que precisam "correr atrás" e o que precisam estudar e treinar mais. O tempo de conclusão e passagem de nível depende das alunas.
Assim elas sabem o que conseguem fazer com perfeição e o que elas ainda precisam aprender ou treinar mais.
Também dou uma apostila para cada nível: iniciante + básico, intemediário, avançado - com textos, históricos e dicas do que será visto.
De forma bem resumida, organizei os módulos dessa forma:

Iniciante: noções básicas de dança, posições dos pés, quadril, braços e corpo, conscientização corporal e espacial, primeiros passos da dança que são as batidas, tremido, redondo e etc.

Básico: já são trabalhados muitos passos e os mesmos tópicos do Iniciante mas de forma intensificada. Já ensino véu, taças, jarro, bastão, dabke básicos e estudamos os 4 ritimos: Said, Baladi, Ayoub e Maksoum.

Intermediário: todos os outros itens mas com a introdução do deslocamento, da improvisação, limpeza dos passos básicos, fusão de alguns passos básicos, derbake e novos tremidos, arabesques e etc. Trabalho forte com a entrada e saída da bailarina, com a expressão e interpretação musical, preocupação com a postura cênica e presença no palco. Também ensino folclore Khalige, Meléa Laf, Núbia e Pandeiro e os ritimos: masmoudi, wahda wo noss, warda, tchifttelli, fallahi e malfouf.

Avançado: estudo de bailarinas, estudo da história, revisão e aprimoramento de tudo o que foi visto, fusões de passos.

Isso é no papel, na prática é bem diferente porque tudo depende da turma, das alunas e esses conteúdos não são inflexíveis, não há um tempo determinado, mas até então minhas turmas de iniciante levaram 3 meses e os básicos levaram 1 ano e meio. Mas como também tive novas alunas de básico que levaram 6 meses para realizar os passos mínimos de uma aluna desse nível.
É isso, trabalho dessa forma mas tudo pode ser aprimorado, melhorado e mudado de acordo com as necessidades, mas acredito que é a aluna que deve mudar de nível e não a turma e ela deve receber uma avaliação individual quando ela quiser.

4 comentários:

Suheil disse...

Fico muito feliz em perceber que a cada ano que passa as bailarinas estão valorizando esta arte. Sempre acreditei que os exames são fundamentais!!! Parabéns pelo post!! Clap, clap, clap!
Quando der passa no meu blog e leia tb um pouquinho sobre nossas "idéias em comum" - já dizia o velho deitado: "Unidas venceremos" rs...
bjks, Suh

http://bailarinasuheil.blogspot.com/search/label/m%C3%A9todo%20acad%C3%AAmico

Unknown disse...

Muito bom o post, parabéns pela forma como tu trabalhas!

Elaine Cris disse...

Adorei o post e sua explicação. Obrigada por ter respondido.

Bjus.

Unknown disse...

Ae meninas,obrigada!

Obrigada Suheil, vamos construir um forte ensino da dança do ventre mesmo que ela não seja acadêmica. Mas para mostrar que não bastam 12 meses de aula para se tornar uma professora e uma bailarina e sim... uma vida de estudo e dedicação!

Assim com vc, eu, existem outras profissionais no mesmo caminho.

bjão