quinta-feira, 26 de maio de 2011

A dança do Ventre e o "Clone"


Faz tempo que queria escrever um post sobre isso, já que a novela está passando novamente vou falar a minha opinião sobre ela, ou melhor, a propagação que a cultura árabe e a dança teve depois que ela foi transmitida.

Eu sempre olho o que a Globo e a TV criam com um olhar diferente e com o pé atrás. Não duvido das pesquisas e da seriedade, eu gosto da novela mas sou uma pessoa que pe da dança do ventre e conhece um pouco, não tudo, sobre a cultura árabe e tenho o discernimento de dizer: isso não é legal... ou... que superficial.

Li alguns textos dizendo a beleza da dança é retratada na novela, o mistério do oriente e etc, etc... Tudo o que é exótico VENDE e no fim, a cultura, a religião, o modo de viver de um povo é mostrado de uma forma comercial e superficial.

O que isso afeta para nós bailarinas e professoras sérias, de dança do ventre?

Para mim, o bom é que a comercialização faz despertar interesses pela dança, ou seja, mais alunas para nós. Mas o valor/aula diminui, e a Dança do Ventre fica banalizada.

Já vi gente com um ano de dança querendo dar aulas, porque viu o jeito que se dançavam na novela e acredita que aquilo é o correto. E ainda copiam o modelito, a maquiagem, os movimentos, que só que é profissional sabe que muitos são excecutados de forma errada.

Independente se é uma novela sobre o Oriente, Ocidente, cultura indígena e afro, na minha opinião deve sempre filtrar as informações e questionar. Tudo tem seu lado bom e ruim, e devemos saber ligar com essas questões.

Entretenimento global = banalização geral!

Para terminar, achei um texto bem legal da Malika que vou linkar para vocês lerem e também para quem não o conhece:

A dança do ventre e o efeito Clone

Vamos ver um mix dos melhores momentos?

2 comentários:

LucianaArruda disse...

que bacana essa reflexão, é importante! adorei o novo visual do blog, mais fácil de encontrar os assuntos! obrigada por linkar o site, mas dá uma corrigida lá por gentileza no link... parabens e sucesso pra ti!
=]

Laísa Alcântara disse...

Adorei o post e super concordo com o fato de que o Clone traz coisas boas como a divulgação da dança, mas lados ruins também: sua banalização, e divulgação de tudo superficial, sou aluna e danço a pouco menos de dois anos, mas é mais do que suficiente pra ver quase tudo de errado que é mostrado lá, assim que soube que seria reprisada corri pra ver vídeos(pra relembrar como era) e de cara pensei: isso não é dança do ventre.
Enfim, sim, quem faz dança do ventre, mesmo que não seja profissional, sofre o impacto sim, porque quem não conhece acha que é realmente e só aquilo que nós fazemos. Fazer o quê?
Bem colocado o post! Beijo :*