segunda-feira, 16 de abril de 2012

Hagalla a Dança da celebração da Puberdade


As minhas fontes de pesquisa são: curso de Formação em Folclore Árabe com Pricilla Samra, um texto de Farida Fahmy (livro que é resultado da conclusão de mestrado em Artes e Dança da Universidade da Califórnia) e sites sobre música árabe:
http://www.vitorabudhiar.com/instrumentos.htm




Resumindo essa dança folclórica, muito dançada pelos beduínos, representa a passagem da menina para mulher, ou seja, a chegada da sua puberdade. Os seus movimentos de mãos e quadril não possuem significados, porém tem alguns instrumentos que possuem uma significação e alguns detalhes importantes.

Tem sua origem na Líbia, Siwa e Marsa Matruh no Egito. E Mahmoud Reda iniciou seus estudos, especificamente dessa dança em 1966. Vale lembrar que o que conhecemos de folclore partiu de suas pesquisas, e são adaptações para o palco, porque todas as danças, sem exceção quando praticadas no dia-a-dia não possuem nenhum atrativo.

A base rítmica é o Kahachi, podendo ter algumas variações no meio da música, mas é ele quem comanda.

O figurino é simples, podendo ser uma galabia comprida e um lenço de quadril. O mais usado é uma saia longa, rodada com babado, botas ou sapatos e acessórios na cabeça, adornos nos braços.

Dança-se apenas uma mulher, e uma fila de homens que batem palmas de forma específica, isso significa "Flerte". É o momento da escolher um pretendente, e quando escolhido esse deve dançar e flertar de forma a conquista-la. Ela pode mudar a escolha e quando a faz, entrega suas jóias ou adornos para fortalecer a escolha.



Nesse momento, o rapaz também pode dar um lenço ou mesmo dançar, representando que “enlaçou” a menina. Depois dessa passagem, nenhum homem pode mais paquera-la.

Os movimentos são: shimmies, twistes, básicos, 8 para trás, redondos, com um detalhe, todos são realizados com torção, com pé no chão, exceto os básicos e uma variação de twiste. Os básicos são exagerados, bem torcidos e com pernas altas, com algumas sentadinhas

No texto da Farida Famy também encontramos:

“Na Hagalla há um aspecto competitivo onde diferentes grupos batem palmas chamando a solista, e aquele grupo mais forte ou carismático ganha a presença da solista perto dele. Essas palmas sofrem flutuações de dinâmica e velocidade, o que pode alterar a construção da dança. Uma mulher ou uma dupla de mulheres, dançam movidas pelas palmas de grupos de homens, que competem entre si para ganhar a atenção das mesmas.

A Hagalla geralmente acontece para celebrar casamentos ou as vésperas de um enlace, ou também são é apresentada em festas para honrar visitantes ou selar um compromisso”.

E para acabar, os principais instrumentos (a maioria de percurssão) são: DAFF, MAZHAR e a RABABA.



No vídeo do Reda, dá para ver todas as características de figurino e passos, uma obrigação para qualquer bailarina estudar e conhecer:




Esse, que é uma parte de um filme, é o meu preferido, dá para ver as paquerinhas, competições, a escolha da mulher e suas jóias retiradas. Confiram:




Agora uma adaptação do Reda para os palcos:



Nenhum comentário: