domingo, 17 de junho de 2012

Sou uma bailarina, essa é a minha profissão

Mesmo sendo clichê posso começar esse post com as frases:

- Trabalha com o que?
- Sou bailarina e você?
- Sim, legal, mas você faz o que exatamente? Só isso? Só dança?

Ou

- Consegue viver como bailarina no Brasil?


E é super horrível ao descobrirem que eu sou professora de artes, porque ai sim me perguntam:


- Mas dá pra viver com o que ganha?





Ainda há esse erro e preconceito na cabeça do brasileiros, vejo que nosso mercado já melhorou, há a profissionalização, muitas bailarinas ótimas estão surgindo, e a qualidade nas aulas de danças orientais cresceu numa velocidade extraordinária, porém... no Brasil, o artista ainda é visto com maus olhos.

É aquele "vagabundo disfarçado", ninguém vê seu estudo antes da cena, seu investimento e sua caminhada. E atualmente, um profissional de dança, não necessariamente trabalhando dançando, o que quero dizer: tem outras áreas para atuarmos e ninguém enxerga isso.

Como: educação, administração, promoção e eventos, terapia corporal, coreografia e direção de espetáculos, criação de cursos, shows... Ou seja, quando eu trabalho com danço, eu planejo minhas aulas, estudo e crio meu método, monto um espetáculo, administro pessoas e minhas escola se eu tiver uma, coreografo, faço shows e etc.

E como disse, hoje está sendo criado vários cursos profissionalizantes e faculdades de dança estão surgindo! Isso é lindo, não acham?

Cursos superiores: Anhembi Morumbi, Unicamp e diversas Federais espalhadas pelo Brasil. O ruim é que em SP só tenhamos duas opções, e de boa, a AM é super cara!

imagem do curso técnico de dança do Ceará

Cursos técnicos, esses darei melhor as opções:


Dança na ETEC, SP - esse curso é maravilhoso, e é gratuito. Conheço alguns amigos que já fazem e uma professora de lá, e só de ler a grade curricular desejei fazer o curso - e farei! Final do ano estarei lá prestando o vestibulinho! Porque gente... decidiu trabalhar com dança? Então preciso estudar!


Etec de Artes
Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, prédio II, Santana
02030-100 São Paulo/SP
E-mails: secretaria.etecdeartes@gmail.com
diretoriaservicos.etecdeartes@gmail.com
Site: www.etecdeartes.com.br
Período: 30 vagas à tarde / 30 vagas à noite
Valor: curso gratuito.
Grade curricular: clique aqui.






Rua Altinópolis, 333 - Água Fria - São Paulo - SP



Tel.: (11) 2972.1073


As infos:

O curso profissional técnico em dança é composto de 3 (três) módulos anuais com direito a diploma de Técnico em Dança. O diploma de conclusão do curso é reconhecido pelo Governo do Estado, habilitando em Profissional Técnico em Dança. Todas as etapas do desenvolvimento dos alunos são registrados, para que tenham oficialmente um histórico de sua vida escolar, podendo utilizá-lo sempre que necessário.


Horário de Atendimento: Seg a Sex das 14:30h às 21:30h / Sáb das 9h às 18h
Rua Bom Sucesso n. 1119 - Tatuapé - São Paulo
Tel.: 11 2296.8969 / 2295.7892

O mais conhecido pelas bailarina de dança do ventre. Ainda não olhei com outros olhos sabe? Porque gosto de instituições do tipo Etec, Federal, USP, porém, pela leitura da proposta e do currículo, parece ser muito bom também, mas é pago meninas!

O legal que é um curso também voltado para a nossa área, que são as danças orientais.

As infos:

Você que adora dançar por hobby tem a chance de transformar seu talento em profissão.
O Curso Técnico em Dança com especialização em Ballet Clássico, Flamenco, Danças Árabes, Dança Cigana ouJazz tem como objetivo formar profissionais na área da dança, aptos a ministrarem aulas, coordenar grupos, dirigir espetáculos, entre outros.
A carga horária total é de 1040 horas distribuídas em 3 anos, sendo 800 horas para o curso Técnico em Dança e de 240 a 270 horas na Especialização escolhida.

Nenhum comentário: