sexta-feira, 15 de março de 2013

A evolução da dança


No primeiro momento você se encanta a cada passo novo que aprende, fica encantada com sua primeira roupa, fica treinando novas makes e estuda muito para um dia dançar seu primeiro solo. Quando isso acontece a preocupação é colocar todos os passos, escolher uma música linda e animada e dança para os outros.
Na medida que a caminhada segue, se preocupa em colocar os passos mais difícieis,  as sequências mais avançadas, sua dança fica mais ousada porque a preocupação nesse momento é se destacar e mostrar o que sabe dançar. Ninguém pode fazer o que só você faz.
Com o tempo percebe-se que sua dança precisa desacelerar, assim como a própria bailarina... agora o lento é gostoso, os passos básicos são lindos e sua dança fica mais limpa, simples e mostra toda a sensibilidade, maturidade, estudo e leitura e o mais importante é ter prazer ao dançar, e encantar o público.
O equilíbrio é a palavra chave, a dança é para si mesma, é para o público, possui nuances bem nítidas, leitura fina e limpa com passos básicos e avançados em harmonia com a música.
A bailarina se encontra com o momento mágico dela com a arte, com a dança, com a magia de se expressar através do seu corpo. O brilho não é mais tão necessário, os passos complicados muito menos...

Isso é dançar! Isso é evoluir!

Um comentário:

Laura disse...

Perfeito o seu texto! Amei!!!