quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Perfeição?

"Busque a alta qualidade, não a perfeição" - Tom Coelho

“A perfeição atinge-se não quando nada mais há a acrescentar, mas quando nada mais há a retirar.” - Antoine De Saint-Exupery

"Deus está nos detalhes" - ditado popular

A perfeição existe? Ou ela é criada por nós para substituir alguma coisa... uma falha nossa mesmo, ou é a veneração nata à uma Força Maior? Perfeito é só Deus, mas como todos nós somos filhos Dele, portanto somos perfeitos também. Porém nem sempre o que fazemos ganha essa qualificação. Quantas vezes ficamos insatisfeitos com alguma coisa e a vontade de voltar no tempo é tão forte que se voltasse faríamos... tudo denovo, mas concertaríamos os erros.

Esses erros são acertos - perfeição em si não é impossivél - o melhor é a qualidade e a dedicação no agora.

Porque uma coisa é certa - sempre vamos evoluir e o que é muito bom AGORA, pode não ser no futuro.


Falo isso tudo porque não sei vocês, mas eu me cobro muito em certas coisas. Já fui bem pior, agora entendo e tento aprender com os erros e problemas. E comecei a montar um solo novo, ano quívem quero dançar na Noite da Conquista (só depende de quem será os jurados), e também de participar de outros eventos, portanto, estou ensaiando bastante. Editei as músicas, estudei alguns vídeos e bailarinas mas quando ouço as músicas não consigo fazer nada sem estudar todos os detalhes.

Primeiro fecho os olhos e sinto a música. Depois ouço os instrumentos, os ritmos e os Duns. Dessa forma já imagino onde colocar os "temperinhos" e também a interpretação. Deixo meu corpo dançar... improviso várias vezes, porque para mim é a forma de não esquecer os detalhes da música. E só depois de tudo isso começo a criar, e mesmo assim, vou e volto diversas vezes a música até ficar "fantástico". Quando tudo criado e bem ensaiado, passo pros detalhes e limpo a coreografia.

Ainda nem completei 2 min. da música... vocês também são assim? Não vejo como cobrança minha e sim, cuidado e preocupação na qualidade. Com as alunas é diferente, já é outra proeocupação, mas gosto de ensaiar, e pegar um pouco no pé e vejo que elas também gostam disso.

Adoro filmar os ensaios, é uma forma ótima para pegar os vícios e ver como o todo está. Também ajuda a não esquecermos das coisas, quando vemos temos tanta coreografia, passos e idéias na cabeça que se deixarmos, elas desaparecem rapidinho, não é mesmo?

Isso são pras coreografias, nem sempre conseguimos fazer isso, as vezes pinta um show de surpresa e não tem outro jeito senão improvisar. Minhas últimas apresentações foram pura improvisação, claro que escolhi músicas que conheço de cor e salteado, (apesar que ao vivo sempre são diferentes) - Adoro improvisar e dançar conforme a música, literalmente, e deixar fluir as emoções. Isso é bom demais!!

E... as inspirações, os modelos vêem a tona - como queria dançar como TAL, como queria ter o quadril TAL, como queria fazer o que a TAL faz... e etc. Temos que estudar, nos inpirarmos em algo, mas nunca nos compararmos com ninguém. Porque senão, seríamos todos iguais e não teríamos essa perfeição linda da unicidade!

3 comentários:

Luciana Arruda disse...

gosto de pensar que a perfeição vem quando estamos com a consciência tranquila de que demos o nosso melhor...e já pensamos no próximo passo, para manter a qualidade e continuar essa eterna busca... beijo!

Anonymous disse...

Olá! Achei seu blog no blog da Luana Mello.
Meu nome é Thaís e também acho que vou participar da noite da conquista ano que vem. Pensei em trocarmos "figurinhas", rsrs, sei lá, poderíamos nos ajudar, trocando experiências, algo assim.
Eu não tenho blog, então se vc tiver interesse, meu e-mail é naznindoventre@gmail.com.
bjão

GiGi disse...

Há algum tempo penso sobre o que vem a ser perfeccionismo: um ideal que impomos a nós mesmas ainda que longe de alcançá-lo? Ou algo feito pelo nosso melhor, o possível que possamos fazer?

Para quê servem as cobranças? Qto mais nos cobramos, menos saímos do lugar...