quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

A criança, a dança e a expressão


Opa! Depois de um tempinho de descanso estou de volta, imagina eu parar de escrever! Não... esse dia não há de chegar. E hoje postarei sobre um assunto que gosto muito: expressão infantil - que por si só, é natural em qualquer criança.

Nesse último final de semana fui fazer um trabalho voluntário e fiquei com as crianças, minha função além de cuidar delas, era desenvolver atividades com o corpo, eu estava livre para criar o que eu queria desde que fosse cabível à aquele lugar e às elas.

Fiquei boba com a espontâneidade e facilidade de expressarem. Não ensinei nada, apenas fiz com que eles mexessem o corpo, o tocassem e o sentissem. A maioria falava:

_Meu professor de educação física faz isso.
_Não sei dançar.
_Ai que legal!

No geral, eles ficavam entusiasmados com as atividades, riam e se divertiam. Parecia que estavam descobrindo um mundo novo e um novo corpo. Em uma atividade fiz:

1)Primeiro fiz um alongamento fraquinho - só pra acordar os músculos e eles não se machucarem;
2)Depois uma auto massagem, como a Penha de Souza ensina e a Inês Bógea também, que é com os dedos massagear a cabeça, depois os olhos, o nariz e etc... e desce pro corpo inteiro.
3)Pedi para com a mão fazerem desenhos no espaço - ai a imaginação rola solta e quanto menos perceberem já estão dançando - depois foi com o cotovelo, cabeça e o pé - isso também pode ser chamada como técnica Laban, e da Viola.

Isso é só um terço, agora pode ser pego como exemplo, e nele usei linguagem infantil para facilitar a comunicação. Claro que a divisão por idade também é importante, nesse caso eram criaças de 7 a 10 anos. E essas crianças não conheciam o próprio corpo, não tinham feito uma atividade como essa e disso concluo: A dança, o teatro e a expressão corporal são necessárias para o desenvolvimento humano - tem que ter nas escolas!

Acho que devem ter outros idealistas assim como eu =), mas é uma verdade que estou dizendo. Quando a criança conseguir ultrapassar seus próprios limites (começando com o auto conhecimento), ela se tornará mais confiante e com alto estima.

Essa é uma visão pedagógica da coisa toda, mas pra mim toda criança possui uma capacidade tremenda, ela já nasce sabendo tudo, o que precisamos é extrair e ensiná-las a manifestar na vida.

Quanto mais ensino, eu aprendo, isso sim!!

*música de fundo: Somebody to love - Queen

3 comentários:

GiGi disse...

Oi, Zahira!!

Obrigada pelo comentário :-))

Nossa, mas que espetacular!! Trabalhos como este são maravilhosos!! E eu concordo com vc, a expressão corporal deveria ser desenvolvida já nas escolas e o qto antes.

Como vc mesma disse, as crianças não conhecem a si mesmas, não possuem a consciência em relação ao próprio corpo e isso vai se perdendo mais e mais conforme conhecem as "amarras" que existem no mundo adulto. E depois é tão difícil retornar à essência!! A mesma essência a qual possuíamos antes mesmo de nascer, lá no útero da nossa mãe.

Beijos!!

Luciana Arruda disse...

que lindo! eu sinto o mesmo a cada vez que olhos para as minhas crianças do projeto...e como eles passam emoção,não é?! um beijo e parabéns pelo trabalho, mesmo voluntário!

deinha disse...

Excelente! Que maravilha isso né? Uma verdadeira terapia!

Anota aí o endereço do meu outro blog: http://queridovincent.wordpress.com.

Beijão!