sexta-feira, 29 de maio de 2009

Corpo a Corpo

Hoje escutei várias coisas lindas sobre a dança, o dançar, o expressar, o apreciar e o movimentar. Mas o que mais me marcou hoje foi essa frase de Balanchine (amo):

"O balé é vida. Ele vive no bailarino que dança e vive no espectador que assiste"

E a Inês Bógea, com sua simplicidade, delicadeza e generosidade ainda completa:

"Dançamos desde que nascemos, e dançaremos até na hora de nossa morte. Porque a dança é movimento, é expressão. Mesmo quando estamos deitados e percebemos quando alguém entra em casa, o escutar os passos, o sentir a prensença do outro mesmo sem estar com ele, isso também é dança. É o contato sem tê-lo, através dos movimentos."

Nunca tinha parado pra pensar no corpo a corpo do público com o bailarino, que há uma relação direta neles e pode-se sentir as mesmas emoções de quem dança aos que assitem. Sabia disso, mas ainda não havia sentido, nem percebi-do. Laban já dizia isso, é necessário perceber o movimento e os atos e não apenas saber.

Participei hoje do segundo encontro Corpo a Corpo com o professor, realizado pela São Paulo Companhia de Dança, e aproveito para parabenizar a Iracity Cardoso, a Inês Bógea e toda a equipe pelo belo trabalho. A Cia. é linda, com lindas coreografias e ótima organização, o trabalho de pesquisa e a seriedade com o que é feito, é impecável. São novas sementes para a nossa educação, são as sementinhas dançantes que brotarão!

Aprendi muita coisa sobre os bastidores de um espetáculo de dança e um pouco de história também. E como dá pra trabalhar em sala de aula! Tem muita coisa que dá pra ser feita! Sou utópica, eu sonho, e acredito que isso é o primeiro passo pra uma mudança, disso basta organizar-mos e iniciar o trabalho.

Adoraria encontrar profissionais de dança do ventre nesses encontros, tá certo que fazemos parte de um outro ramo na dança, mas são informações adicionais para o nosso trabalho e quem sabe isso não pode ser inspirador para nos organizarmos e melhorar o nosso universo? É de graça e aberto para todos os professores de artes, de dança e educadores. O próximo será em setembro, e eu avisarei!

Pra acabar olha a sorte do orkut =):
Sorte de hoje: A dança é a linguagem oculta da alma

2 comentários:

Luciana Arruda disse...

que bacana... amei a frase sobre o som dos passos, o chegar... é isso! lindo!

Dana el Fareda disse...

Muitoo bom saber que pelo menos algumas pessoas vão em busca de novos conhecimentos, sair da caixinha rs...parabéns