quinta-feira, 18 de junho de 2009

Plagio

Iria falar sobre música árabe, mas... ontemn passeando pelos blogs me deparei com uma coisa chatíssima que aconteceu com a Layla Khodair, não consegui ficar inerte e ainda penso:
_Como, ainda, consigo acreditar nas pessoas? O ser humano é incrível!!

Literalmente plagiaram um trabalho dela de meses, detalhe: um trabalho único, criação dela, ou seja, ela é pioneira no assunto. E o pior... literalmente, pegaram a caricatura criada pelo Masili, e a usaram. Mais detalhes leiam vocês próprios no Blog dela.

É por essas coisas que eu tirei meu site com meu trabalho de design do ar, se ao ser entrevistada eu corria o risco de copiarem meu trabalho, imagine deixar tudo na net? E o pior que corremos o risco de sermos plagiadas em tudo. A internet tem seus pontos positivos mas também tem os negativos.

Fui me informar sobre o assunto e para informar a todos colocarei algumas informações aqui e alguns links.

Achei um site legal com vários links informativos: Plagio - E dele vou copiar uma parte:

Infelizmente, quem copia conta com a dificuldade de se identificar, muitas vezes, a origem legitima daquela obra. Portanto, podemos ter fracassados que são um sucesso e pessoas sem ética tidas como parâmetros de conduta. Daí a importância de se rastrear e identificar o plágio, além de levá-lo às conseqüências legais cabíveis (lei nº 9.610, de 19.02.98, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais, publicada no D.O.U. de 20.02.98, Seção I, pág. 3 por decreto do então presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO).
Uma vez que esta página pretende ser um acréscimo que enriqueça o debate sobre plágio e não mais um texto redundante, indico para uma discussão bastante interessante sobre plágio a página de Augusto C. B. Areal em
http://www.persocom.com.br/brasilia/plagio1.htm#registro Outra página fundamental é a da Biblioteca Nacional, onde existem as orientações de como proceder para registrar sua obra, seja texto escrito, fotografia, partitura musical, etc.: http://www.bn.br/Script/index.asp No fim da página à direita há o ícone do "Escritório de direitos autorais". Esse registro não garante que ninguém vá copiar o seu trabalho, mas lhe dá o subsídio para combatê-lo por vias legais.

Do blog da Sandra Pontes:

"Das obras protegidas
Art.7 São obras intelectuais protegidas as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível, ou intangível, conhecido ou que se invente, no futuro, tais como:

I - textos de obras literárias, artísticas ou científicas;
..."

Ã? E ai? Achei interessante que até o que criaremos no futuro já estão protegidos? Beleza, e tudo o que foi criado por nós, em qualquer meio, lugar, forma e etc também é protegido...

Ainda no site dela, há uma orientação para quem quer registrar seu trabalho, no site da Fundação Biblioteca Nacional há toda orientação. E há um site sobre Direito Autoral.

Plágio além de ser crime, é imoral, profano, anti-ético... mais do que falta de educação... é total falta de cárater.

2 comentários:

Ket/ Blair Boo disse...

Zahira, achei mt interessante isto. Há como 'protegermos' os conteúdos de nossos blogs?

bejão!

Belly Brechó disse...

Oi Si, obrigada por ter se solidarizado com o ocorrido...

Muito chato, mas estou ligeira já!

Bjos

Lalá