A Dança Oriental Egípcia – a dança do ventre como conhecemos no Brasil – Bellydance em outros países, é uma dança extremamente feminina, dessa forma quem a pratica sente um bem estar e também um retorno à origem da Grande Deusa, esquecida devido à correria e competição acirrada do dia a dia. Tem uma origem ritualística, trabalha aspectos profundos da psique, resgatando o feminino primitivo importante pra enfrentar o ritimo da vida contemporânea.
Como toda dança, é uma técnica de expressão corporal e artística, que encanta pela beleza dos seus movimentos a quem assiste e a quem pratica, estas são transformadas pelos benefícios que essa dança proporciona, e que são muitos.
Acredita-se que a origem da Dança do Ventre se deu no Egito Antigo à 7000 anos a.C, através de rituais para a Grande Mãe, que seria a Deusa Ísis e às outras divindades femininas que protegiam as vidas dos faráos, e os elementos da natureza. Tem uma ligação ao Universo, à origem da vida, já que o ventre protege e dá toda sustentação para uma nova vida, nesse caso, as mulheres eram muito respitadas e reverenciadas como Deusas. Por isso os rituais, a celebração da vida e o agaradecimento aos Deuses através da dança, que claro, não é a mesma que hoje conhecemos. Essa é a teoria mais aceita, porém ninguém tem uma certeza perante a origem.
Com a invasão árabe no Egito, a “Dança do Leste” ou “Raks El Shark” como é chamada no oriente se popularizou e sofreu grandes modificações. Atualmente essa dança milenar tem sido procurada por mulheres de todas as idades como terapia capaz de superar bloqueios emocionais, corporais, de revigorar a sexualidade, fortalecer a auto-estima,aliviar as tensões do cotidiano, desenvolver a autoconfiança e resgatar o lado feminino de cada uma.
A Dança do Ventre pode ser praticada por mulheres de todos os tipos físicos e faixas etárias. Entre os benefícios físicos que esta prática proporciona destacam-se a melhora da postura, a motricidade, o desenvolvimento da coordenação motora, a massagem dos órgãos internos estimulando seu melhor funcionamento, o desenvolvimento da dissociação corporal, melhora na circulação sangüínea, redução dos sintomas da TPM, fortalecimento de vários grupos musculares, queima de calorias ajudando no emagrecimento e desenvolvimento da musicalidade. A Dança do Ventre trabalha através da respiração e movimentos pélvicos, o equilíbrio das energias através dos chakras, proporcionando uma série de benefícios físicos e emocionais.
Alguns Benefícios da Dança do Ventre
Aspectos Físicos:
- Desenvolvimento da dissociação corporal;
- Desenvolvimento da coordenação motora;
- Massagem dos órgãos internos estimulando seu melhor funcionamento;
- Estímulo do funcionamento dos intestinos;
- Redução dos sintomas da TPM e das cólicas menstruais;
- Aquisição de mais flexibilidade e alongamento;
- Fortalecimento de vários grupos musculares (abdômen, pernas, braços, costas e glúteos);
- Despertar dos sentidos da visão, audição e tato;
- Fortalecimento intenso da musculatura pélvica;
- Relaxamento muscular, aliviando as tensões;
- Ajuda a definir o corpo feminino, afinando principalmente a cintura;
- Desenvolve a agilidade mental;
- Desenvolve a capacidade de memorização;
- Desenvolve a musicalidade;
- Desperta para as noções de tempo e espaço;
Aspectos psicológicos:
- Promove o autoconhecimento;
- Eleva a auto-estima;
- Alivia as tensões do cotidiano;
- Gera sensação de paz e bem-estar;
- Desperta a feminilidade - o que chamamos de “resgate da Deusa Interior”;
- Ajuda a desinibir;
- Desenvolve a capacidade de administrar relacionamentos por meio do estímulo de convivência em grupo;
- Desenvolve a autoconfiança
Nenhum comentário:
Postar um comentário