quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Alongamento e a dança do ventre

Todas nós sabemos o quanto é importante o alongamento antes e depois de qualquer atividade física, ainda mais na dança, porque ele prepara o corpo para receber a atividade, o aquece e deixa prontinho. Dessa forma será mais difícil aparecer uma lesão.

Cada aula, cada movimento exige um aquecimento diferente. E com a experiência, percebi que o alongamento é fundamental, e importantíssimo para o corpo de uma balarina de dança do ventre. Ele ajuda a "soltar" o corpo. Eu investi nisso, e ainda me alongo muito, e por quê? Simplesmente por ter tido no passado dificuldade com os tremidos e em soltar o quadril.

Claro que para soltar o quadril temos vários exercícios na manga , mas repito, o alongamento é tudo nessa vida.

Primeiro: trabalhe a dissociação

Leve o pescoço pros lados - depois o tronco como se fosse um cabo de guerra - depois o quadril
Quando mexer o tronco, o resto fica parado, e vice e versa. Deve sentir "pegar" os músculos.

Depois faça o mesmo torcendo o tronco e o quadril - isso aprendi com a Ísis, e como soltou meu quadril! Importante é deixar os joelhos e as pernas de frente e troncer apenas o quadril, e vice e versa.

Segundo: explore a elasticidade

Sabe aqueles exercícios básicos de alongamento, use e abuse de todos. E fique na posição no mínimo 40 segundos, porque só depois desse tempo é que o músculo começa a ganhar elasticidade.

Precisamos alongar muito a coluna para ter um lindo cambré e também fazer uma compensação com um movimento contrário - isso vale para qualquer exercício - de joelhos desce de costas e segura com as mãos os tornozelos formando um arco, compense com o tronco todo na frente

Para ter aquelas mãos lindas, precisamos alongar todos os dedos - dedinho com dedinho, empurrar um com o outro, e vai trocando os dedos. Outra - com uma mão faz um arco na outra para trás e compense na frente.

E para alongar as pernas - desce na frente em segunda posição, deixando os joelhos esticados, leve o quadril pros lados. Outro - feche as pernas e cruza ora a direita na frente, ora a esquerda.

Tá bem breve, mas essas são algumas dicas. Não pense que a dança do ventre não precisa de postura de bailarina e nem de eslaticidade, isso é um grande engano! Além do mais, isso fará nós envelhecermos com saúde.

Esse é um video bacaninha que achei no you tube. No Sesc, as meninas apresentaram como seria um aquecimento de uma aula de dança do ventre, e nele há os exercícios que falei.

2 comentários:

Natasha disse...

Oii!

Ah, é muito bom fazer alongamento. Eu vivo me alongando! Não só na dança, mas no dia a dia também.

Bem legal as dicas de exercícios e o vídeo.

Beeijos!

Luciana Arruda disse...

muito bem lembrado! e adorei suas peripécias no Zouk! rsrs
beijocas
=]