quinta-feira, 29 de abril de 2010

Dia Internacional da Dança


Já escrevi um blog, no ano passado sobre esse dia, como e o porquê da criação... e sempre peço ou faço algo diferente com as minhas alunas, porque como o Klauss Vianna mesmo falava:

"Dançar não é apenas movimento, é sentir"

Não preciso dizer mais nada... temos que estudar, dançar, conhecer nosso corpo, e o dos terceiros, a música, espaço, as cias e os repertórios e etc. Dançar é complexo e simples, ao mesmo tempo!

Mas pra quebrar a rotina, nesse ano pedi pra elas montarem alguma coreografia, de qualquer dança, ou movimentos de expressão e interpretação com o corpo... e até pesquisas, para conversarmos e apreciarmos a dança de cada uma.

O dia da dança não é apenas hoje, porque dançamos sempre, desde que nascemos, como diz Inês Bogéa. Então... vamos dançar!

**********************************************************************

O Dia Internacional da Dança vem sendo celebrado no dia 29 de abril, promovido pelo Conselho Internacional de Dança (CID), uma organização interna da UNESCO para todos tipos de dança.

A comemoração foi introduzida em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO. A data comemora o nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), o criador do balé moderno.

Entre os objetivos do Dia da Dança estão o aumento da atenção pela importância da dança entre o público geral, assim como incentivar governos de todo o mundo para fornecerem um local próprio para dança em todos sistemas de educação, do ensino infantil ao superior.

Enquanto a dança tem sido uma parte integral da cultura humana através de sua história, não é prioridade oficial no mundo. Em particular, o prof. Alkis Raftis, então presidente do Conselho Internacional de Dança, disse em seu discurso em 2003 que "em mais da metade dos 200 países no mundo, a dança não aparece em textos legais (para melhor ou para pior!). Não há fundos no orçamento do Estado alocados para o apoio a este tipo de arte. Não há educação da dança, seja privada ou pública".

O foco do Dia da Dança está na educação infantil. O CID alerta os estabelecimentos que contatem o seu Ministério da Educação com as propostas para celebrar este dia em todas escolas, escrevendo redações sobre dança, desenhando imagens de dança, dançando em ruas, etc. Enfim, manifestando em crianças e consequentemente nos adultos, a vontade e importância da dança arte na vida do ser humano



Nenhum comentário: