terça-feira, 6 de abril de 2010

E o que é Dabke?

Sou uma apaixonada por essa dança, adoro assistir os homens que dançam e claro, dançar um pouco do que sei, por sabemos que dançar como eles é impossível! rs Mas vamos dançando e sobrevivendo com os nossos passinhos rs

O Dabke é uma dança tradicional árabe, e significa "bater o pé no chão". É dançada no Líbano, Síria, Jordânia e Palestina, e sua origem está nos movimentos realizados com os pés quando as pessoas, amassavam o barro para prepará-lo na fabricação das telhas, ou compactar as rachaduras causadas pelas chuvas de inverno. Naquela época, os telhados eram cobertos com lama.

Com o acompanhamento de um tambor (derbake ou table), uma flauta (mejwez), os homens se distraiam no ritual das batidas e, assim, podiam compactar os telhados mesmo sob o frio e a chuva.

É feito em filas que podem se quebrar em formações. Os dançarinos podem dar as mãos ou colocá-las no quadril,com os cotovelos para fora. O líder é quem determina os passos da dança, guiando da ponta da fila girando seu lenço branco no tempo da batida. Há semelhanças com outras danças, como o Hasapiko rápido grego (não o Vari Hasapiko), Macedonian Oro, Bulgarian Horo, que são todos baseados no mesmo padrão passo-passo-passo-chute-passo-chute.

Vamos nos render à essa dança deliciosa? Além de ser realizada sempre nos meios em finais de festas comemorativas, nos restaurantes, hoje há grupos que coreografam o Dabke, deixando-o ainda mais bonito e criativo. Vamos dançar?


Um comentário:

Naznin disse...

Oi Zá, tudo bem?

Que pena que vc não vai no MP, não vamos nos ver então :(. Mas eu entendo, vc tem sua escola e deve ser difícil vir de outra cidade.

Espero pelo menos conseguir dançar tranquila...mas vai ser difícil,rsrs.

bjão