sexta-feira, 11 de março de 2011

Se ela dança eu danço


Que programinha... já estava pensando em como escrever sobre ele e nesse exato momento lendo o blog da Lady Burly, me deparo com um texto perfeito da Beatriz Costa.

Não gosto desse tipo de programa, mas nessa quarta eu o assisti por curiosidade e para "distrair" minha cabeça, em fim... momento que queremos ver qualquer coisa na tv. Além do caso que o texto retrata, vi alguns absurdos de avaliações e grupos sendo massacrados e eliminados sem um motivo justo.

Como o grupo de Folclores Brasileiros que simplesmente arrasou com o Boi Bumbá, barrado pelo João Vlamir, assim como outros grupos folclóricos. O que há de errado nisso?

Até os homossexuais não ficaram fora desses absurdos... nesse programa o João os chamou carinhosamente de boilarinas - de boiolas.

Garotas fora de peso nem se fala, são exoneradas sem um pingo de consideração. É o caso do texto que vou copiar aqui, uma bailarina profissional de um grupo contemporâneo, vive e se apresenta na Itália, foi testada duas vezes e só passará para a outra fase se emagrecer 8 quilos.

Pasmem que a coitada não é gorda, simplesmente tem coxas grossas, ossos largos, o típico corpão.

Faz o meu favor não é mesmo? A dança dela é linda e ao meu ver ela arrasou na improvisação.

A avaliação deles deixou de ser um parâmetro para os artistas aprimorarem e evoluirem para ser uma humilhação em rede nacional - um divertimento para a massa tão maltratada não é mesmo?

Vamos ao texto?


E o meu VAI TOMAR NO CU do dia vai para: João Wlamir (Se Ela Dança, Eu Danço)

por Beatriz Costa

Depois de assistir ao programa Se Ela Dança, Eu Danço, não pude me conter em escrever sobre o jurado João Wlamir. Não me importa quem ele é, o que ele fez na vida, de onde ele vem, nada disso me importa. Em apenas um programa, ele conseguiu me fazer falar com a tv, tamanha a indignação que senti pelo desrespeito dele com as dançarinas que não se apresentaram dentro dos padrões magérrimos de peso.

Uma das candidatas recebeu o desafio de ser aceita para a próxima fase contanto que elimine 8kg até lá. Isso, após varias piadinhas sem graça por parte de João Wlamir, que ironizou o fato dela ter vivido na Itália por algum tempo, dizendo que ela se empolgou com a culinária do país. A garota, de pernas grossas sequer me pareceu gorda. E daí se ela dançou bem e mostrou atitude?? Ela não era um cabide humano, então não estava boa para João Wlamir.

João Wlamir não avalia dançarinos por sua técnica, sua graciosidade, sua atitude ou pelo figurino - ele foca no peso dos candidatos, chama as garotas de "bolarinas". Além de ser extremamente preconceituoso da parte dele, essa postura o limita a reconhecer o talento de bailarinas incríveis que dançam muito e muito bem, independente de seu peso.

Em tempos em que o bullying é tão divulgado e combatido, como podem dar espaço na mídia a uma criatura tão preconceituosa e cruel? Imagino como essas meninas se sentem, sendo ridicularizadas em rede nacional, sem direito de defesa e muitas vezes tendo seus sonhos destruídos sem ao menos terem o talento reconhecido. Programas como esse, já sabemos, servem mais para dar fama rápida a alguns poucos e audiência para a emissora, mas comportamentos ofensivos e preconceituosos não devem ser aceitos nunca.

Eu boicoto o programa Se Ela Dança, Eu Danço. Não darei minha audiência a um meio propagador do preconceito e do bullying. Ao jurado em questão, só me resta o meu melhor e mais sonoro VAI TOMAR NO CU. Beatriz Costa.

PS da Tia Sha: eu não costumo mesmo assistir programas de quinta categoria como esse, mas fica aqui meu apoio ao boicote à esse lixo!

14 comentários:

Unknown disse...

Ai, gente... E vcs ainda se estressam com isso? Pra mim é muito claro que cada jurado tem seu personagem, e esse João, no caso, é o "vilão" da história. No ídolos era a mesma coisa, tinha um jurado que estava lá pra ser o vilão, só pra esculachar as pessoas. A galera que vai participar do programa e quem assiste já devia estar ciente disso e nem dar bola. É como se fosse uma novela. O que eles querem é polemizar e chamar a atenção, pelo bem ou pelo mal. E conseguiram, basta ver os comentários indignados das pessoas nos vídeos do youtube e nos posts de blogs por aí.

Sálua Cardi disse...

Pra mim é mais uma cópia ridícula que o SBT faz e os bailarinos não deveriam prestigiar uma programa que tem jurados exibicionistas e despreparados!
As pessoas precisam aprender que televisão não é tudo!
Não devem se submeter à qualquer coisa para estarem na mídia!
Bom, detesto concursos, há muita injustiça neles!!!
beijão Zahira

simmmm disse...

lindona indiquei seu blog para fazer um top list.. veja no meu blog!! bjs

Elaine Cris disse...

Na verdade o boilarina costuma ser pra se referir a bailarinas e bailarinos que estão acima do peso. O João costuma ser bem rigoroso com isso. Opinião dele, ok, mas acho que ele deveria ser mais educado com quem está sendo avaliado. Ele até poderia dizer que a pessoa está acima do peso, que o corpo fica mais pesado, etc, mas ele fala das pessoas que estão acima do peso de uma forma muito grosseira e debochada.
Acho que eles são muito parciais. Puxam a sardinha pro lado de quem dança nas áreas deles (ballet, jazz, dança de salão, flamenco) e da modinha atual brasileira que é dança de rua e ignoram danças folclóricas e também a dança do ventre. Ninguém que foi lá pra apresentar dança do ventre ou tribal passou.

Unknown disse...

Obrigada meninas pelos coments e vamos lá:

tb não gosto de concursos Sálua e ainda mais esses da tv...

Emeline, concordo contigo, claro que é td forjado porém muita gente que vai lá participar não enxerga isso e trabalha duro para ser o que está sendo...

TV é uma porcaria quando se trata em criar opiniões, e esse programa faz isso, infelizmente muuuuita, mas muita gente assiste e acredita que aquilo é real e verdade.

Isso que é perigoso!

E tb... se não houvessem participantes (claro que além do marketing o q rola é a grana) não haveria esses realitys shows da vida...

no fundo a TV quer deixar td mundo mais burro ainda!

bjocas

valeu de novo

Ayecha disse...

Sabem o que eu acho pior? A televisão é um meio de comunicação em massa. E é por conta de "personagens" como este (que diga-se de passagem se for mesmo um personagem ele é phd em grosserias rápidas e ligeiras)que existem pessoas ficando doentes em busca deste tal "padrão de beleza". Adolescentes com bulimia e Anorexia.... mulheres e homens com depressão!! E a felicidade? E a dança em si? Dança é a expressão da felicidade... do corpo...como diz uma famosa crônica... ame seu corpo, ele é seu instrumento.... Não achei o video mas eu soube que este senhor quebrou a cara ao falar para uma canditada que ela estava gorda e ela disse : tive meu bebe a 1 mes e estou voltando ao meu peso.... ela só tinha uma barriguinha saliente!! Pelo menos uma vez ele sentiu um pouco de constrangimento!

www.estereotipomulherzinha.blogspot.com

Deborah

Unknown disse...

Concordo Ayecha!!

yasmmin disse...

Na verdade, eu admiro muito o João e o trabalho dele, eu não assisto a canais abertos por questão de que eles não me dão conhecimento algum, salvo o canal Futura e o TVescola. Mas o João é muito profissional, e de certa forma eu concordo quando ele diz que as pessoas precisam fazer regime afinal, qualquer pessoa que dança profissionalmente sabe que quanto mais pesado for o corpo pior fica para dançar, e é esteticamente horroroso, e prejudica a sensualidade. Eu acho que vocês estão sendo muito cruéis como João, pois ele é fera e tem autoridade suficiente para julgar da forma que ele quiser.Até a grande bailarina Ana Botafogo admira ele, e já fez um trabalho que ele dirigiu.

Unknown disse...

OLá Yasmin

ótimo seu post, o problema é o "personagem" que o João veste e as pessoas leigas acreditam ser verdade só para fazer um show televisivo... essas coisas de tv aberta.

O trabalho dele é reconhecido sim e a menina em questão não era GORDA! Apenas com ossos largos e coxas grandes...

eu me senti mal, dessa forma tb terei que perder 8 Kg e eu não sou gorda!

Emeline disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Emeline disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Emeline disse...

Cometi uns errinhos no que postei antes, por isso apaguei...

Então, gurias... Realmente eu não tinha pensado por esse lado, o da grande massa que assiste à tv aberta e que, infelizmente, não foi educada a questionar o que vêem, simplesmente aceitam como verdade. Na real nem estava sabendo da existência desse programa, foi através do post da Shaide que fiquei curiosa e fui procurar os vídeos no youtube. Epa, minto, na verdade foi antes, pelo vídeo do Jhon Lennon da Silva. Mas foi depois do post da Shaide que eu parei pra ver mais vídeos pelo youtube pra ver como era o tal programa.
Concordo que é perigoso esse poder que a tv e a mídia em geral tem de formar opinião. E é por isso que precisamos de uma educação de qualidade, que nos estimule a questionar tudo que nos é apresentado, pra que saibamos separar o joio do trigo e não nos deixemos influenciar por padrões que, no fundo, só sustentam o sistema capitalista que deseja que consumamos mais e mais... Enfim, o buraco é bem mais embaixo e se eu for me aprofundar no assunto vou acabar escrevendo um post no comentário! Hehehe.

Beijos

Emeline disse...

Pra complementar, gostaria de deixar aqui algumas palavras do psiquiatra Flávio Gikovate:

"Que tal refletirmos mais acerca da influência das "top models" sobre a psicologia das moças? Afinal, elas são o MODELO.
Uma sociedade que propõe como modelo um padrão de beleza quase inatingível estará condenando à infelicidade a grande maioria de seus membros.
A falsa idéia que se "vende" é que a felicidade é o privilégio dos magros, belos, ricos e famosos. É um padrão que chamo de aristocrático.
A felicidade aristocrática define uma condição rara que exclui a grande maioria da população. É uma fábrica de sentimentos de inferioridade!"

Isso eu li no twitter dele: Flavio_Gikovate. Ele escreve coisas bem interessantes lá.

Unknown disse...

Arrasou Emeline!

Flávio Gikovate é bárbaro e é isso mesmo: o buraco é mais embaixo.

Vcs questionam ,as e aquelas pessoas que assistem e ouvem tudo sem questionar?

Cruel!

bjocas