terça-feira, 26 de abril de 2011

DANÇA: Muito mais do que simples movimento !!!


A dança vai além de sua função artística, ela desenvolve a psicomotricidade (cognitivo, físico e afetivo), ajudando na educação; e auxilia no tratamento e prevenção de doenças, isto é, ela é "sinônimo" de saúde. Fazendo, assim, parte não só da área de arte, mas também da área de educação e saúde.

Dentro da área de saúde a dança pode ajudar em várias situações, tanto na parte física quanto na emocional.

Dentro dos seus benefícios estão o controle de peso, aumento da força muscular, fortalecimento do tecido cognitivo, aumento da flexibilidade, diminuição da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, aumento da ventilação pulmonar, diminuição do estresse e da ansiedade, melhora da tensão muscular e insônia, melhora da auto-estima, da coordenação motora; do ritmo; do raciocínio; da convivência social; da criatividade; dentre outros fatores que ajudam o indivíduo a levar uma vida mais saudável.

A dança como arte, seja qual for seu estilo, traz ao público além de lazer, uma nova forma de ver a vida, o mundo real e o mundo irreal; traz ao espectador o quê as palavras não são capazes de dizer e o quê somos capazes de sentir; a dança em si tem o poder de criar um mundo diferente na mente de cada espectador, e este mundo é capaz de gerar novas informações e conhecimentos para uma vida.

Não importa qual estilo, se ela ta na escola, na rua ou no teatro, a DANÇA faz parte de nossas vidas; es se prestarmos um pouco mais de atenção nela e nos seus profissionais, veremos que sua contribuição sai de dentro das paredes de uma sala de aula e ultrapassa as linhas de um palco, levando para sociedade uma contribuição infinita e de grande valor.

Texto extraído da revista "Dança Brasil" por Miriam Lamas Baiak (Fev. - 2008)

Nenhum comentário: