sábado, 25 de junho de 2011

O poeta e a Alma Imoral

Hoje vou falar, ou melhor dar duas dicas da Simone, de entretenimentos que ao mesmo tempo, promovem uma transformação interna no nosso ser: que é impressionante.

A primeira dica é de uma filme beeeem antigo, que na época eu queria assistir mas só consegui vê-lo ontem, baixando na internet, já que é super difícil achá-lo para comprar ou alugar.


O filme é "O carteiro e o poeta", título original é II Postino, do diretor Michael Radford, de 1994 e se passa no sul da Itália. Um filme belo, que é pura arte, com um cenário lindíssimo e um roteiro pra lá de envolvente. Resumindo:

Por razões políticas o poeta Pablo Neruda (Philippe Noiret) se exila em uma ilha na Itália. Lá um desempregado (Massimo Troisi) quase analfabetoé contratado como carteiro extra, encarregado de cuidar da correspondência do poeta, e gradativamente entre os dois se forma uma sólida amizade.

Para quem gosta de Pablo Neruda é um prato cheio. O filme é a própria poesia e a essência do escritor. Mas é baseado no livro Ardiente Paciencia, de Antonio Skármeta. Mais informações Aqui

Ganhou o Oscar de melhor trilha sonora em 1996, criada por Luis Enrique Bacalov. Venceu na categoria de melhor filme estrangeiro na Academia Japonesa de Cinema em 1997, ganhou os prêmios: BAFTA 1996 (ING), Prêmio David di Donatello 1995 (ITA), e Prêmio Saint Jordi 1996 (ESP).

Gostei muito do filme e recomendo.

Agora vamos ao teatro... finalmente consegui ver "A Alma Imoral", digo finalmente, porque desde 2009 queria vê-la, mas não dava certo os dias e horários. Mas fui ontem e é daquelas peças que você sai tranformado, com vontade de ler o livro, e com várias indagações e nehuma opinião formada.

Louco! Mas quem tem tudo certo na cabeça, não entendeu nada... o início do monólogo já nos deixa pensando... ainda mais quando ela fala que é uma Judia Budista! Adoro isso!!

No meio de tantas opções de teatro, com uma qualificação um tanto duvidosa, todas sobre os mesmos assuntos de relacionamento, das mulheres de 30, de sexo ou guerra dos sexos, eis que encontramos uma verdadeiramente BOA, com um texto intrigante e uma atuação exemplar.

Não é exagero! Tanto que o sucesso é permante, há dois anos, Clarice Niskier lota as salas e faz todos viajarem para seus interiores em busca de respostas ou melhor ainda... nos faz encontrar dúvidas e deixarmos na verdadeira tensão de SER,ESTAR, FAZER, PENSAR...

É uma adaptação pessoal da atriz do livro "A Alma Imoral" de Nilton Bonder, falo pessoal porque ela mesma deixa isso claro no começa do monólogo.

Nua, usando apenas de uma cadeira, um copo d'água, um tecido preto, sem cenário .... a atriz consegue prender nossa atenção durante 1h30: não é para qualquer um! Sem microfone, sem artifícios, ela faz o verdadeiro teatro, que eu estava com muita saudade de ver.

(...) É difícil resumir o texto, mas dá para citar algumas análises que ele propõe. A ideia é tentar reconstruir os significados de “corpo” x “alma”, de “traição” x “tradição” e “preservação” x “evolução”. Vou explicar. A alma é diferente do corpo porque é imoral. A verdadeira alma é transgressora e provoca pensamentos para romper com a moral estabelecida. É representada pela rebeldia e pela mutação. De um outro lado, a tradição é um instrumento importante para a preservação da espécie humana. Representada pelo corpo, pela conformidade e adaptação.

A preservação de algumas tradições pode ser uma grande traição a nossa alma. Ao mesmo tempo que transgredir pode ser uma traição ao nosso corpo, a nossa preservação. Mas sem a traição, não há evolução. Então como se posicionar frente a isso? Esse é o desafio do livro. Tentar buscar um autoconhecimento para estabelecer decisões conscientes. Traído e traidor são a mesma pessoa. Se somos donos do corpo e da alma, a traição sempre estará em nós em algum dos lados. (...) - de Fernanda Guimarães - Leia o texto na íntegra aqui


Prefiro dizer que o texto é bem mais complexo que esse deixado pela Fernanda, porque abre para muitas interpretações e isso depende da nossa própria concepção sobre a vida, a tradição, religião, e alma x corpo. Tem que ler o livro depois para entender melhor, isso é fato! E vou comprar o meu agora.


Fica a dica, para quem é de SP, esse é o último final de semana.

Para mais informações acesse o site: A Alma Imoral


Nenhum comentário: