domingo, 24 de março de 2013

Qual a essência da dança oriental?


A minha última aula com a Munira veio a calhar com o que havia escrito no último post, como não são acasos e sim sintonias quando escolhemos nossas professoras e amigas da dança no modo geral. Ela simplesmente parou a aula, que é de baladi e nos falou: meninas, qual é a verdadeira essência da Dança do Ventre? - e já respondeu: É seduzir, e levar o público aos sonhos.

É claro que não é a sedução vulgar, aquela que é para deixar qualquer homem louco por você e sem desgrudar os olhos nos insinuamos com os movimentos, mas sim aquela de levar as pessoas ao delírio com a nossa dança, com os movimentos suaves, sem esquecer a natureza oriental da dança do ventre.

Isso me fez retornar quando eu fiz a minha primeira aula, usava uma saia indiana, um lencinho, estava com os olhos maquiadas e me sentia a mulher mais sensual e linda do mundo, apenas fazendo os 8s e shimies, sem nenhum atifício... e também me fez lembrar de uma aluna minha que arrasou em seu solo, no ano passado por ela transmitir todo o mistério que envolve a nossa dança e por apresentar com passos limpos... será que a técnica sem a essência tem o mesmo efeito?

Então, a Munira (preciso citar ela, porque seria um plágio) nos deu grandes lições que só quem tem a experiência pode dar:


  1. Acreditar no que faz, não entrar pedindo desculpa por dançar;
  2. Olhar para as pessoas, saber que você dança para elas, mesmo no palco devemos olhar sempre;
  3. Ser sensual, "molinha" e dançar gostoso, curtindo, para a sua dança ser "delícia";
  4. Pensar sempre no percurso dos braços e cabeça para sua dança não engessar;
  5. Ter técnica mas nunca esquecer da essência da sedução;
  6. Não perder nunca o imaginário árabe: mistério, sedução, beleza;
  7. Sua dança reflete o que você é, não imite os outros e dance o que você gosta e o que faz parte de você. Essa achei o máximo, porque dessa forma seu taksim, o seu baladi e qualquer performance será verdadeira;
  8. A dança do ventre tem que ter quadril;


Eu já estava no meu processo de mudança, com essas informações e as aulas eu já mudei demais o meu panorama, e assim gente... não é deixar de fazer arabesques que sua dança será mais oriental... isso é besteira, porque já sabemos que esse passo é oriental e o balé pegou "emprestado". A sua dança vai se tornar mais oriental no momento que você mudar o seu conceito e dançar com novos olhares, quando mudar a sua postura e entender o que é dança do ventre!

Temos que estudar, aprimorar nossas técnicas, podemos sim usar arabesques, saltos, meias pontas, giros e etc mas nunca se esquecer do quadril, dos braços leves, mãos, dos passos básicos e da sedução inerente da dança oriental.

Um comentário:

Lívia disse...

<3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3