quinta-feira, 20 de novembro de 2008

A Dança como tratamento


Nós mais do que ninguém, sabemos dos benefícios da dança, seja ela qual for:

- emagrece
- canaliza energias
- desinibe
- proporciona auto estima
- socialização
(...)

São muitos benefícios, e é por isso que é usada como tratamento para certos problemas emocionais e materiais. María Fux penou muito pra chegar na forma de ensinar uma menina surda a dançar. Os surdos escutam apenas o silêncio e para mostrar o ritmo e como ela deveria codificá-lo, ela a ensinou ouvir seu próprio corpo. Usou de formas e desenhos, ou melhor, de signos para ensinar movimentos para uma música que só a surda podia escutar.

No livro essa menina cresceu e tornou-se bailarina, ajudante de María, já imaginaram se esta tivesse desistido? Vejo que as possibilidades de dançar e de ensinar são infinitas e as consequências também são, tanto pra lado negativo como pro lado positivo. Vou só citar os benefícios.

Para as pessoas diferentes e portadoras de qualquer problema, a dança é muito mais do que movimentar o corpo. Ela integra as pessoas na sociedade, mostra que todos podem participar e dessa forma cada um supera seus medos e desafios.

Sem contar no fortalecimento dos músculos, em geral, o corpo adormecido torna-se vivo, feliz, ativo, útil. Desenvolve a consciência de potencialidade, atenção e habilidade. Os pacientes voltam a ter alegria de viver, fazem amigos nas aulas, e buscam novos caminhos.

A dança é instrumento com o poder de ajudar ou de prejudicar, depende muito de quem a aplica e seus objetivos. E a dançaterapia está ai pra ajudar muitas pessoas a se encontrarem e a terem vontade de viver.

Nenhum comentário: