quarta-feira, 19 de novembro de 2008

A Dançaterapia

Esse é um assunto que possuo interesse. Adoro ver os trabalhos de dança como terapia, que são realizados na AACD e em algumas clínicas. Na pós tive o prazer de conhecer a Dani Forchetti, fera no assunto, e uma pessoa que é um poço de sensiblidade. Adquiri admiração e vontade de ingressar nessa área, de mostrar como é bom e que todos podem (e devem) dançar.

Penha de Souza dizia: "Todos tem o direito de dançar porque possuem o corpo, tem o direito de experimentar, de movimentar, de errar, de se divertir". Porém o que vemos são as limitações colocadas pelas próprias pessoas, pelo segmento de dança e pela sociedade. Só que, se pensarmos que os antigos antes de pronunciarem uma palavra eles já dançavam porque era o natural, é pra deixar qualquer um instigado.

Mas vamos falar um pouco de dançaterapia. Ela foi iniciada na Argentina pela MaríaFux na década de 50, de forma natural e de repente. Num belo dia apareceu Letícia uma menina surda que apresentava problemas de comportamento e sua mão acreditava que a dança poderia ajudá-la. Procurou María, uma bailarina renomada em busca de ajuda. E disso, dessa situação María Fux desenvolveu sua técnica na qual chamou Dançaterapia - cegos, surdos, mudos, paralíticos... todos podiam dançar!

Ela escreveu livros lindos, um deles eu recomendo, inclusive para conhecer mais sobre essas técnicas e como podemos aplicá-las em nossas aulas, é o: Dançaterapia - é de arrepiar, de se emocionar.

Escreverei mais dois posts sobre esse assunto, e assim que eu tiver um tempinho, começarei cursos de dançaterapia e arte terapia, porque tenho o ideal de contribuir um pouco para esse mundo maluco através da minha arte.

2 comentários:

Dana el Fareda disse...

ah vou procurar este livro, escreva mais sim sobre o assunto quando puder...beijinhussssss

GiGi disse...

Li o livro de María Fux, mas não sabia que a Dançaterapia nascera com ela. Realmente, um trabalho maravilhoso e de coração, o qual somente grandes artistas conseguem fazê-lo.

Falando em Arteterapia, se vc tem interesse aconselho conhecer Maria Cristina Anauate, grandiosa terapeuta ocupacional que trabalha em uma clínica, "Viver com Arte" (vivercomarte.com.br), que utiliza diversas técnicas de desenho e pintura para trabalhar com pessoas portadoras de diversas doenças neurológicas, como Alzheimer, Parkinson, AVE, sequelas de TCE, enfim. Acho que vale a pena. Aliás, ela contou que já fez aulas de Dança do Ventre.

Beijos!!