sábado, 8 de novembro de 2008

Consumo direcionado...consciente? E a educação?


Depois de um breve tempo de ocupação, inicio esse post com Neruda (só para variar um pouco =)):

"Se não estivéssemos tão empenhados
Em manter nossa vida em movimento,
E pelo menos uma vez pudéssemos não fazer nada,
Talvez um enorme silêncio
Pudesse interromper a tristeza
De nunca entender a nós mesmos
E de nós ameaçarmos com a morte."

Pablo Neruda

O que uma coisa tem haver com a outra? TUDO. Ainda não sou uma educadora, mas já penso como uma e não posso ficar indiferente com as mudanças rápidas que acontecem por ai a fora. Caramba! Estamos na era da tecnologia, na qual a informação nunca foi tão preciosa, muitas coisas acontecendo em todas as áreas, em fico imaginando a cabecinha das crianças que crescem nessa época.
Já perceberam que as crianças não possuem mais o tempo delas de serem crianças? Elas exigem celulares, computadores e jogos de última geração. Se meu filho (isso quando eu tiver) pedir celular, falarei:
_OK! Mas vc arcará com as despesas. Da sua mesada você reserva uma parte pra conta.

Sacaram onde quero chegar? Posso ser um pouco dura, mas desejo do fundo do meu coração que meus filhotinhos futuros queiram brincar, correr, sujar, sonhar... e no momento certo...crescerem.

Digo isso porque não só no Brasil (último no PISA), mas em outros países, as crianças tem a obrigação de aprender muitas coisas desde muito cedo. Engraçado é que na Finlândia, a número 1 no PISA, as crianças brincam nas escolas até os 7 anos, porque para eles essa é a fase mais importante para seu desenvolvimento, e só aos 7 elas serão alfabetizadas. Lá elas tem teatro, dança, música nas aulas de arte. Aqui em algumas escolas é feito um trabalho sério, mas em sua maioria, as aulas de arte se resumem em: bonequinhos de sucata, dancinha pro fim do ano, cartão de feliz natal e etc.

Tá mais que provado que as aulas de arte são muito, mas muito importante para o desenvolvimento cognitivo da criança e adolescente. O teatro é um jogo e ele socializa, a dança é expressão e ela sensibiliza... em fim... todas as áreas da arte são capazes de transformar gente, criar cidadãos cosncientes e sensibilizados para o mundo em que vive.

Com toooooooooodas essas transformações, como fica a educação? Como o educador deve mediar as informações, as mudanças dos alunos e transmitir o conhecimento?

Consumir para que? Por que? Necessidade ou vaidade?
O tempo é tão precioso, mas o que é preciso são as pessoas pararem um pouco e ver a sua volta... antes de comprar algo se perguntarem:
_Preciso mesmo disso?

....em outro post continuo... só pra não ficar pesaaaado rs

2 comentários:

GiGi disse...

Olá, Zahira!
Como sempre, excelente post!!
De vez em qdo, eu e meu namorado conversamos sobre isso. Ele tem contatos pela internet inclusive com crianças de 8 a 14 anos que sabem tudo sobre jogos e toda sua tecnologia em detalhes. Crianças que passam a maior parte do tempo diante o computador, jogando na maioria das vezes, enqto os pais saem para trabalhar. E nós sempre dizemos:eu com esta idade ainda brincava de carrinho, boneca... Mal sabíamos o que era computador. E mais: nossa geração, que viveu a infância durante a década de 1980, foi a última a ter uma infância feliz.
Hj as crianças são tratadas como adultos, por isso têm obrigações de adultos. Porém, não possuem maturidade para isso. E fico pensando como serão qdo adultos. Talvez, as doenças psiquiátricas aumentem mais e mais...
Beijos!

Luciana Arruda disse...

não é pesado, é necessário e reflexivo! quero mais!