sábado, 2 de maio de 2009

Dia internacional da dança

Não sei se todos sabem, mas no dia 29 de abril comemora-se o Dia Internacional da Dança, e esse dia foi promovido pelo Conselho Internacional de Dança (CID), uma organização interna da UNESCO para todos tipos de dança.

Criada no mesmo dia em que nasceu George Noverre ((1727-1810) o criador do balé moderno, a data foi criada no ano de 1982 teve e tem o objetivo de sensibilizar as pessoas, os poderes públicos da importância do ensino da dança em todos os públicos, principalmente na educação.

Isso realmente é lindo, mas perceberam em que ano foi criado? E hoje, o que vemos ao nosso redor? Ninguém conhece essa data, ninguém fala na mídia e não é feito nada de especial! É o que acontece pelo menos no Brasil... por curiosidade dei uma pesquisada no Google e olham o que achei:

1) Mostra comemora Dia Internacional da Dança
Em homenagem à data, Unoeste terá apresentações no dia 29
Publicado em 27/04/2007 - 16:43

2) Sexta-feira, Abril 29, 2005
29 de Abril - Dia Internacional da Dança
Hoje na Escola vão realizar-se sessões de dança nas aulas de Educação Física pois comemora-se o Dia Internacional da Dança.
Todos os anos uma personalidade do mundo da dança envia uma mensagem sobre esta data especial. A deste ano é de Miyako Yoshida, bailarina e artista da UNESCO em prol da PAZ...

3) Palavras do CID para o dia 29/04/2007
O Dia da Dança deste ano será dedicado às crianças...

Só achava eventos antigos, mas depois de mais umas olhadas achei esse, que literalmente vou colar algumas partes:

Dança na rua para chamar atenção de arte que quer mais apoio, incentivo e profissionalização da atividade. Vão ser assim as comemorações do Dia Internacional da Dança, em Belo Horizonte. A Mimulus Cia. de Dança faz intervenção urbana, a partir das 14h, na estação do metrô Carlos Prates; a SeráQuê? apresenta, às 19h, no Centro Cultural UFMG, o espetáculo Esquiz: alma e raízes de um povo revisitadas. E as performers e produtoras Paola Parentoni e Marcelle Louzada convocam bailarinos e pessoas interessadas em dança para encontro e improvisos, a partir das 18h, na Praça da Estação. Tudo com entrada franca.

“Ser um trabalhador da cultura ainda soa insólito para a população e a sociedade”, afirma Rui Moreira, diretor da SeraQuê?. O Dia Internacional da Dança, para ele, é oportunidade para defender a profissionalização da atividade e dos que atuam no setor, cadeia produtiva extensa, que abarca criadores, técnicos etc. Como conta, ainda persiste a ideia de que arte é sinônimo de paixão e exercida de forma amadora. Até aumentou o número dos que vivem da atividade, observa, mas a grande maioria ainda não atingiu esse patamar, com toda a repercussão jurídica que ele representa, o que também atrapalha reconhecimento diferente dos agentes e protagonistas. Reivindica mais: “Gostaria que a dança fosse vista como área de conhecimento e não só como entretenimento”.
E fui mais além, queria saber se teve algo em Sp, tá certo que só pesquisei pela internet, muita coisa não é publicada pela net, mas achei um evento no Sesc Araraquara, no qual houve apresentações de diversas danças e palestras para trocas de idéias. Muito legal, mas na capital não achei nada.
E as pessoas continuarão CONSUMINDO a arte, a cultura, assim como CONSOMEM as roupas, os alimentos, as pessoas, os estudos... como se só o que se paga é válido.
Eu gosto de fazer uma atividade com as minha alunas, peço para elas pesquisarem algo sobre dança, o que as interessa para discutirmos e trocar idéias. E esse ano dei uma aula de video, falando um pouco da trajetória da dança do ventre (são turmas de DV) - e o resultado é sempre positivo, elas se interessam e no final promovemos um debate produtivo e muitas trocas de informações. Logo coloco fotos ok?
Uma data com um lindo propósito é esquecida ou mesmo consumida pelo próprio descaso das pessoas públicas.

3 comentários:

**Gi** disse...

Oi, Zahira!

Pois é, eu nem sabia que existia o dia internacional da dança e menos ainda que a data da crianção é tão antiga.

Isto que você disse é bem verdade, a arte é somente consumida, como mercadoria. Infelizmente, não temos incentivo suficiente, principalmente por parte do governo. A Cultura aqui no Brasil sofreu inúmeras oscilações no decorrer dos anos e ainda hoje não se conseguiu estabelecer políticas de incentivo e acesso à arte e à cultura como um todo. Talvez, isto tenda a melhorar. E não dispenso a importância da participação dos artistas neste processo.

Não somente neste dia, mas é válido que, em determinados momentos, a bailarina de dança do ventre pare para refletir sobre sua prática, sobre o valor de sua dança e se lembrar de que é uma arte praticada por inúmeras outras artistas e por isso mesmo merece respeito. E, principalmente, o que ela passa às outras pessoas com esta arte.

Beijos!

**Gi** disse...

"crianção", leia-se "criação", rs

Natalia disse...

Oie!
Que a dança não é láaaa muito reconhecida, é uma constante ne, infelizmente.
Lá no meu blog postei dicas legais de coisas legais, e de graça.. rs. Se quiser passa lá pra dar uma olhadinha depois.

Beijocas!