Vou retomar do post sobre o superego... meninas! Acho que não fui bem explícita no que queria dizer, porque não estava discutindo sobre cópias, criações e etc. Queria apenas falar de como a nossa auto análise atrapalha nosso processo criativo. E essa auto análise, a auto crítica, são frutos do superego (bem resumido é a moral, os bons costumes, as regras inconscientes).
Como muitas vezes nos limitamos a fazer as mesmas coisas, não nos permitindo experimentar o novo, devido ao medo de errar ou ser rídiculo para os outros. E citei alguns artistas inovadores... imagina se eles tivessem desistido dos seus processos criativos?
Claro que há a frase: Nada se cria tudo se copia - não copiamos várias bailarinas, quando as estudamos? Porém... a nossa forma de decodificar a linguagem pode ser criativa e inovadora. Afinal, cada um tem seu corpo, sua linguagem, suas vontades, suas limitações e suas interpretações.
Agora, mais um exemplo, dessa vez ponho o video de Pina Baush com Cafe Muller - no filme Fale com Ela, do Almódovar tem um trechinho desse espetáculo. Ela dança direto com os olhos fechados e é criadora da modalidade Dança - Teatro.
2 comentários:
Zahira ,eu não me contive ,é de arrepiar.Maravilhosooo.Parabéns!!
Linda né Rose?
Esse é o poder da dança, da arte... qdo eu chegar a me expressar como ela - ficarei mais q feliz =))!
bjnhus
Postar um comentário