terça-feira, 11 de agosto de 2009

Vai um suco? A sua saúde agradece

Todo mundo sabe quanto é importante termos uma alimentação saudável, rica em fibras, sais minerais, vitaminas, água e etc, ou seja, é sinônimo de equílibrio. Quanto mais "colorido" for o seu prato melhor!



Confesso que ando me alimentando muito mal, por isso que andei pesquisando algumas alternativas facéis, gostosas e rápidas de preparar. Nada melhor que um bom suco ou vitamina, as pílulas polivitáminicas são boas também, mas nada substitui uma boa alimentação.



De acordo com a Patrícia Davdson, precisamos comer de 3 a 5 porções de frutas toos os dias para o nosso organismo funcionar perfeitamente. E olha que coisa legal, ela diz que podemos incluir no nosso cardápio: sorvetes, geléias e frutas secas. Huuuuum, sorvete... rs.



Mas ela alerta, os sucos:

  • Não devem ser coados, porque perde-se as fibras;
  • Devem ser naturais;
  • Ingerir logo após, principalmente os com a vitamina C, que rapidamente se dilui;







Então vamos lá, essas são algumas receitas indicadas pela nutricionista Patrícia Davdson, com alto grau nutritivo e com uma combinação de ingredientes funcionais:





1) Suco anti-celulite



Ingredientes


- 1 colher de sobremesa de salsa

- 1 pires de chá de couve manteiga crua

- 1 fatia média de abacaxi

- 350 ml de água de coco

- 3 folhas de hortelã

- ½ limão para suco



Modo de preparo

No dia anterior ao preparo do suco, coloque a água de coco em forminhas para gelo e leve ao congelador. Para preparar o suco, bata bem no liquidificador a água de coco, a couve e a salsinha. Acrescente o abacaxi, gotas de suco de limão e hortelã. Bata até ficar bem homogêneo. Adoce, caso seja necessário. Se preferir, substitua o abacaxi por melão.



Patrícia explica que a mistura de antioxidantes e verduras é potente para reduzir a inflamação típica da celulite. De acordo com ela, as verduras garantem maior desintoxicação, o limão contém vitamina C e limoneno, ambos com atividade antiinflamatória, garantindo uma pele mais lisa. O potássio da água de coco evita a retenção de líquido, outra característica do processo inflamatório. A receita ainda colabora na recuperação das células e dá mais viço a ela, melhorando o aspecto de casca de laranja.



2) Metabolismo acelerado



Ingredientes

- 1 colher de sopa de mate solúvel

- 1 copo de 200 ml de água

- ½ maçã sem semente

- ½ mamão papaia

- 1 banana prata

- ½ copo de 100 ml de leite de soja

- Gelo a gosto



Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva gelado.



Por ser um suco protéico, a bebida é energética e estimulante, garantindo que o metabolismo funcione a todo vapor. Segundo a nutricionista funcional Patrícia Davidson, a presença do mate na receita faz o suco interessante para as manhãs, já que garante mais disposição para o dia. A especialista aconselha a preferir o mate solúvel em vez do industrializado apresentado em copinhos, pois o primeiro é isento de aditivos químicos. Os aditivos, quando consumidos com regularidade, influenciam no metabolismo, tornando-o mais lento.



3) Desintoxicante



Ingredientes

- 1 copo de 300 ml de abacaxi em cubos

- 1 colher de sopa de raspas de casca de limão

- ½ colher de sobremesa de gengibre fresco ralado



Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva.



Os componentes do abacaxi, como vitaminas do complexo B, ácido pantotênico e vitamina A, fazem a fruta ser energética. Além disso, o abacaxi tem efeito antiinflamatório, diurético e digestivo, graças a uma substância encontrada em seu miolo, a bromelina. Já a casca do limão e o gengibre contêm substâncias antioxidantes, tendo funções antiinflamatórias. Quanto maior for a expulsão de toxinas do organismo, mais disposição física você vai notar. Outros benefícios percebidos são pele mais firme e intestino funcionando em ordem.



4) Suco para pele dourada e hidratada



Ingredientes

- ¼ de uma cenoura média crua

- ¼ de um mamão papaia médio

- ½ limão médio para suco

- 1 colher de sobremesa de semente de linhaça dourada

- 1 colher de sobremesa de gérmen de trigo

- 1 colher de sobremesa de farelo de semente de linhaça dourada

- Água



Modo de preparo

Bata todos os ingredientes e sirva.



O mamão papaia e a cenoura se destacam por serem ricos em vitamina A, nutriente capaz de recuperar e regenerar o tecido celular. Fundamental também para a saúde dos cabelos e unhas. Além disso, a receita contém grandes quantidades de vitamina C e flavonóides, que entram em ação contra os radicais livres, protegendo a pele dos efeitos nocivos do sol e prevenindo contra o envelhecimento precoce. Já o gérmen de trigo contém quantidade suficiente de vitamina E. Juntamente com o ômega-3 fornecido pela linhaça dourada, o ingrediente garante a hidratação da pele e também preveni o envelhecimento das células.



Um comentário:

Arabian disse...

uh!
adorei as dicas!

beijos