domingo, 28 de agosto de 2011

Massagens para os pés

Eu trabalho muito a consciência corporal das minhas alunas, com a prática da dança isso já acontece, mas as vezes demora, ou é rápido, depende muito de cada uma.

E há vários exercícios que ajudam nesse processo: consciência, conhecimento do próprio corpo e expressão do mesmo. Quem pratica e estuda outros tipos de dança, está careca de saber desses exercícios - por isso que quando procuro uma professora de dança do ventre, prefiro aquelas que possuem esse tipo de linha e estudo.

Então esse post será uma dica para todas as praticantes de danças, ou para aquelas que querem cuidar melhor do corpo. Vamos falar de algumas massagens para os pés.

Com as massagens é possível aumentar a sua percepção corporal, perceber membros, partes do próprio corpo que estavam "adormecidos", relaxá-los e prepará-los para receber algum tipo de atividade física e informação.

O salto alto prejudica muito o nosso corpo e nossa postura. É lindo, amo saltinhos, mas a dica é preferir os saltos anatômicos e calçados ortopédicos e confortáveis - aqueles que não agredem nosso amado e querido corpo!

Mulheres que são obrigadas ou gostam muito de usar saltos todos os dias e o dia inteiro: quando voltarem para suas casas, antes de dormir, depois do banho, massageiem seus pés, aliviem as tensões, e relaxa também a sua coluna.

A primeira dica, é a tradicional massagem com bolinha de tênis:


Material necessário: uma bola de tênis

  • Apóie a planta do pé sobre a bola de tênis e faça pequenos movimentos circulares lentamente. Eles servirão para fortalecer a musculatura e desfazer os pontos de tensão acumulados durante o dia.
  • Massageie suavemente os dedos e mantenha-os esticados durante um minuto. Isto é fundamental para quem usa sapatos de bico fino, porque eles provocam perda de flexibilidade nos dedos.
  • Tornozelos resistentes e descansados também ajudam a aliviar as dores nos pés. Faça movimentos de rotação durante alguns minutos. Primeiro gire um pé e depois o outro, terminando com um movimento dos dois simultaneamente.
  • Pressione suavemente cada um dos dedos do pé com o indicador e o polegar. Continue sobre o peito do pé e o tornozelo. Pressione também as laterais e a planta do pé.


A segunda dica, é a auto massagem simples com suas mãos:


  • Começando da parte central, pressione pontos de dentro para fora dos pés, mantendo o movimento por alguns segundos antes de passar para outra região.
  • Depois massageie e estique cada dedo suavemente, percebendo como a musculatura, tendões e pele ficam irrigados confortavelmente. Para finalizar acaricie a parte superior de cada pé, em movimentos deslizantes e sucessivos feitos com as mãos, dos dedos, para o alto dos pés.
Agora a auto massagem com mais detalhes:

  • Antes da massagem, relaxe os músculos dos pés aquecendo-os. Você pode fazer isso simplesmente com uma compressa quente. Ou, se preferir, deixar os pés de molho em água morna e epsomita (cerca de 15 minutos). Uma terceira opção: mantenha os pés embaixo da água corrente por dez minutos, aumentando gradualmente (cuidado para não deixar a água muito quente) e, em seguida, diminuindo sua temperatura.
  • Agora, você está pronto para começar a massagem. Apóie um pé sobre o joelho da outra perna e vire a sola para você. Espalhe creme hidratante na sola ou nas mãos. Usando os polegares, massageie as solas em movimentos circulares e profundos. Comece na região logo atrás dos dedos e siga em direção ao calcanhar. Concentre-se em áreas pequenas. Quando tiver terminado a sola, vire o pé e massageie o peito, ainda usando os polegares. Novamente, trabalhe em pequenas áreas e massageie todo o peito do pé.
  • Assim que terminar, vá para os dedos. Puxe cada um deles, lenta e suavemente; massageie-o torcendo suas laterais, trabalhando da base do dedo para fora; mexa-o para trás e para frente. Agora, repita o mesmo procedimento no outro pé.

    Embora a rotina acima proporcione uma boa massagem, aqui vão algumas dicas que aumentarão ainda mais a circulação e darão a seus pés uma sensação de formigamento:

    • aperte toda a lateral externa do pé.

    • bata levemente nas solas com as costas da mão ou com a mão fechada; faça isso ao longo da sola.

    • use as duas mãos para virar o pé em direções contrárias, torcendo-o como se fosse uma esponja.

    • se algum lugar do pé estiver tenso e doer, em vez de massageá-lo, apenas pressione firme no local com os polegares, mantenha alguns segundos e solte.
    • você pode usar um creme que contenha mentol para dar uma sensação refrescante durante a massagem.


    E para finalizar, a planta dos pés da Reflexologia:




Nenhum comentário: