segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O que a dança do ventre turca tem de tão diferente assim?

Com a novela Salve Jorge, esse assunto veio à tona. Como a dança do ventre é executada em diversos países, é claro que existem diferenças nela. Não é porque os países árabes são árabes, que a dança é igualzinha, e existem diferenças técnicas, vamos lá?

Quando comecei a fazer dança do ventre, minha professora que havia dançado e vivido na Grécia, na Índia, na Espanha, já falava dessas diferenças, e eu ao pesquisar, tinha odiado a dança libanesa e turca. E  particularmente até hoje não gosto, tirando a Amani, as outras bailarinas não são do meu gosto. Respeito, porém não uso como estudo porque não tem nada haver com o meu estilo.

Na época o que chocou nas turcas foram as pouquíssimas roupas, o uso desengonçado dos braços, a sensualidade ao extremo, uso dos sapatos e suas belezas físicas - sim! Elas são muito lindas e isso choca também. Mas a execução da dança era de péssima qualidade técnica, apenas muitos shimies e nada mais.

Agora com a onda da novela, torço para que seja positiva a todas nós, mas sabemos qual é a linguagem da Globo, e haverá uma banalização, e a leitura de uma cultura sempre será superficial. A prova disso é que a Cléo Pires, a atriz que dançará, foi ensinada por uma pessoa que não é especializada em danças orientais, e novos termos surgiram como o: Serpentine Dance para o véu Wings.

Para ler a matéria sobre a Cléo Pires e ver o vídeo acesse aqui:
Cleo Pires aprende a dança dos 7 véus

Oi?! Serpentine? Bom em fim, há explicação pra tudo, mas a Globo é assim mesmo... sem contar a dança do sete véus - só lembrando um pouco de história que não tem nada haver com a Turquia e sim com a mitologia bíblica:

(...) "Uma das antigas lendas da deusa Ishtar, deusa babilônica do amor e fertilidade, conta sua ida ao Submundo, o que gerou as estações. Quando Ishtar desceu por seis meses do ano, a terra morreu e nada nascia; quando seu marido desceu por outros seis meses, a terra renasceu e tudo celebrou o seu retorno. Quando Ishtar é forçada a visitar o submundo, ela passa por sete vezes sete portões. A cada sétimo portão ela deve despir-se de um de seus "atributos" (riqueza, poder, beleza) de modo que chegue nua e indefesa, como realmente todas as pessoas que morrem passam pela morte. A "Dança dos 7 véus" simboliza os 7 portões pelos quais Ishtar (Inanna, Deméter/Perséfone) teve que passar em sua jornada ao submundo".

(tirada de angelfire)

Então o que tem de tão diferente na dança turca?

  1. Eles chamam de Gobek Dans - dizem que originou na Grécia;
  2. As roupas são poucas mesmo, o lance é mostrar o corpo principalmente as pernas;
  3. Há danças folclóricas que são totalmente diferentes das egípcias e outros povos mais populares entre nós praticantes de dança do ventre, algumas são: Romani, Zeybek;
  4. Usam muito o ritmo ciftetelli e karsilama originalmentes turcos;
  5. Um estudioso em dança folclórica turca é Metin And;
  6. No Brasil encontrei a Sahira Burkan como uma estudiosa no assunto;
  7. A dança é influenciada pelos ciganos e pelas danças folclóricas;
  8. Não possuem expressão facial para as mudanças da música;

As principais bailarinas do Mundo Turco são:

Asena

Asena nasceu na Alemanha e voltou para a Turquia quando tinha 15 anos. Ela era uma modelo e estudou na Universidade de Marmara. Jogou voleibol o que lhe deu muita força física. Então ela descobriu a dança e a dançarina do ventre chamada Asena nasceu. Hoje ela é uma das dançarinas do ventre mais famosas da Turquia. Ela tem um estilo especial e muito bonito. Ela também está normalmente em programas de televisão onde faz algumas pequenas apresentações. Ela fez um álbum com outro cantor famoso da Turquia chamado Ibrahim Tatlises. Ela é um das estrelas da dança do ventre da Turquia. 




Nesrin Topkapi

Nos anos oitenta, uma das artistas da dança do ventre mais amadas do país era Nesrin Topkapi. Nesrin foi a primeiro dançarina a executar um espetáculo na televisão Turca quando a dançando era proibido. Ela começou a ensinar dança e era muito popular com estudantes alemães que visitavam a Turquia. Nos anos 90, Nesrin estabeleceu uma escola de dança oriental na Alemanha.



Burcin Orhon

Na sua mocidade, Burcin estudou balé e tentou participou do grupo de balé nacional da Turquia. Ela não se integrou ao grupo e buscou outros pretexto para dançar profissionalmente. Então ela tentou a dança oriental, onde ela alcançou seu sucesso. 


Sibel Baris

Do talento popular da dança do ventre, existe a solista Sibel Baris. Sibel Baris tem movimentos distintose seu estilo é extremamente sedutor. Sibel Baris é uma das estrelas da dança de ventre contemporânea na Turquia. Ela é a filha de um compositor Turco famoso.



Princesa Banu

A Princesa Banu foi também uma dançarina da dança do ventre famosa nos anos oitenta. A Princesa Banu dança em vários lugares do mundo e é reconhecida como a melhor intérprete da escola egípcia de dança. Ela é uma dançarina de primeira, considerada pelos turcos.

E das contemporâneas eu achei a Didem:




Nenhum comentário: