terça-feira, 23 de setembro de 2008

Afinal o que vem a ser o Belo?


Estética - Belo - Beleza: podem ser substantivos ou adjetivos. Substantivos quando se fala em uma área da Filosofia, que é a Estética e adjetivo quando usado para classificar algo em algo ou alguém.
O nosso mundo é de aparências, não posso afirmar 100%, mas uns 95,0505...% se preocupam muito mais com o que os outros vão pensar de sua imagem do que com seus próprios sentimentos. E somos bombardeados por padrões de beleza, de vida, de lazer, de ideologias, de profissões e assim, ao percebermos, não estamos vivendo o que acreditamos ser o certo, e sim o que querem e pensam ser o correto para nós.
Onde quero chegar? No padrão da beleza, e o que vem a ser o Belo e a Estética na dança do ventre.

Acho que ser magra, é mais que elegância é saúde, não só para quem dança. Corpo saudável não é o magérrimo, falando nisso, alguém viu a reportagem que mostrava as modelos com altos índices de colesterol?
Ser saudável é ter o corpo que respeita sua formação, sua estética natural. Eu por exemplo nunca terei o corpo da Gisele, porque meu biotipo é coxas grossas, pernas curtas e quadril largo. Não sou gorda, mas não sou magérrima. Simplesmente tenho e gosto do meu corpo do jeito que é e só mantenho o peso.

A beleza está na nossa aceitação, na paz mental e espiritual, é estarmos bem conosco e com o mundo. Afinal de contas, ninguém aguenta uma pessoa pessimista e reclamona por muito tempo, não é mesmo?

Algumas definições dentro da filosofia:

1)Na Filosofia, a Estética é o estudo do Belo. Hoje, socialmente, está ligada e é sinônimo de beleza (padrão).

2) Antes, a beleza era entendida como um ideal de perfeição. Tudo era feito racionalmente.

3)Estética = Clássico - na Grécia. É a métrica, a proporção, era a beleza idealizada.

4)Estética vem do grego "aisthetikós" e quer dizer perceber, sentir. Então, ao pé da letra, é o estudo das sensações. Está ligada tabém aos atributos de força e bondade. Para Platão estava na verdade e no bem, e Sócrates afirmava que o belo era aquele que cumpria sua finalidade.

Vejo tantas mulheres que procuram a dança do ventre e ficam muito preocupadas em mostrar o corpo. Dizem que são gordinhas, tem celulites, tem barriga, tem vergonha... e quantas de nós profissionais, também não caimos nessas armadilhas?

Será que o público se impressiona mais com a estética apresentada por uma bailarina, ou pelo seu sentimento, carisma ou pela sua técinca? Ou é tudo junto, um influencia o outro? Deixarei em aberto e no próximo post continuo essa discussão, porque é bem grande.
O livro base é esse, "Imagem também se lê" - recomendo:

Um comentário:

GiGi disse...

Olá, Zahira!
Obrigada pelo comentário no meu blog, seja bem-vinda. Obrigada pela paciência em ler tudo aquilo, rsrs.
Muito interessante sua postagem e ontem, no evento em que dancei também teve um desfile de modas. Encontrei as modelos no camarim e assustei pelo tamanhão delas, rsrs... Daí fiquei pensando em estereótipos, no porquê de certos padrões existirem, enfim. Observei que muitas dançarinas possuem estrias, celulites, até mesmo alguma gordurinha a mais, mesmo assim dão um show, um espetáculo que encanta qualquer pessoa com maior sensibilidade. E não deixam de ser lindíssimas!!
De fato, é uma longa discussão...
Beijos!