quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Respeito


Ano passado fiz uma oficina durante um mês de dança contemporânea, na Olido, com a Cia de Dança Fragmentos, dirigida pela Vanessa Macedo (fera e grande pesquisadora), e senti um leve "estranhamento" para não dizer outra coisa, quando eu disse que era da dança do ventre.
Primeiro que eu era a única sem experiência em dança contemporânea, era do ballet e ainda da dança do ventre. Agora pergunto: Por que essa diferença? Por que não outras procuram outras linguagens para o aprimoramento pessoal?

Penso que pode ser a ignorância das pessoas, pois a maioria liga a dança do ventre à sexualidade, e nós, bailarina, apenas exibimos nossos corpos. Acho até que classificam de: a dança fútil - de todas as outras. Isso é uma suposição.
Pode ser e pode não ser, mas é uma coisa que reflito. Poucas pessoas sabem como suamos para pegar os movimentos na sua essência, como é difícil separar aquela parte do corpo pra movimentar, que existem muitos mestres e mestras que estudam e aprimoram sua dança e o mais importante, e um dos fatores que faz a dança do ventre ser diferente das outras: a eterna "mutação".
Será viagem minha?

Por que o ballet é aquilo, aqueles passos. A dabça do ventre tem os passos básicos, mas quando dançamos, juntamos vários e até criamos outros, para deixar a dança mais rica.
A dança contemporânea é legal porque também tem essa possibilidades, porém ela não respeita o corpo, vocês precisavam ver com quantos roxos eu fiquei naqueles dias.
Mas é isso, quanto mais bailarinas surgirem e excerem a função com respeito, e dedicação, as pessoas de fora também vão olhar de outra forma. Ainda faço um mestrado com o tema envolvendo a dança do ventre.

Ballet é respeitado porque foi criado pelos reis, a dança contemporânea é por ser cult... em fim, porque não respeitar também a dança do ventre?

Nenhum comentário: