quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Por que um blog?


Estou de volta!!
Voltei ao blog para discutir idéias sobre assuntos que me interessam, como: filosofia, artes, design, ética, estética e claro, a dança. Deixo escrito aqui que duas pessoas me empolgaram: Layla Khodair e Luana Melo.
E só o fato de não haver muitas pessoas que discutam esses assuntos, também me levaram a tomar essa atitude.
Não resumo só o mercado de dança do ventre, na dança em geral existem poucas pessoas interessadas em estudar e escrever sobre ela. Quem nunca ouviu o seguinte:
_"Mas você só vai dar aulas de dança? Só vai dançar?" ou "Pra que estudar se você já dança bem? É chegar e dançar, só isso!" - Não! Não é só isso.

Comecei agora a dar aulas, sou inexperiente, mas sei que daqui a alguns anos terei experiência suficiente pra dizer: É assim. Porém, carrego uma expeiência de palco, adquirida do teatro e do balé, (até da pós em arte educação), e hoje vejo que tudo isso contribui, e muito, na minha didática. Preocupo-me na compreensão e interpretação do movimento, na postura e preparação do corpo.

Dançar não é apenas movimentar, é consciência corporal, física, musical. É sentimento, movimento e expressão? É, claro, mas antes é o domínio das vontades do nosso corpo que as vezes são involuntárias, é definir o que vai dançar e expressar, é um estudo coreográfico, um estudo do espaço e da música. Isso é um pacote que vem junto também o eterno estudo das técnicas.

A dança tem o lado terapêutico, prazeiroso... mas quem quer seguir uma carreira de bailarina(o), ou de profesora(o) dessa arte, tem que primeiro estar ciente de tudo isso. Sem contar, que lidamos com seres humanos, ensinar é extrair as potencialidades, pra mim, todos são capazes.

7 comentários:

Lissa Ozeki disse...

Oi Si!

Bem-vinda de volta ao mundo virtual.

Ah, já te falei do meu blog?!

Tb estou no blogspot... então o link está aqui no meu perfil.

Bjs

Marcelo masili disse...

Welcome back my dear. O link e o jabá são os de sempre, mas o que segue aqui é o endereço do meu blog (que tambpem voltou com uma qualidade bem boa)...

Um beijão e sorte!

Luana Mello disse...

Uau! Agora é só mãos a obra! Fico feliz por ter dado um empurrãozinho! Vou colocar seu link lá no meu blog tá? Beijos

deinha disse...

Aê, Si! Boa sorte nesse caminho que você escolheu. Tudo que é feito com amor e entusiasmo não tem como não render bons frutos. Eu também estou encontrando meus verdadeiros caminhos profissionais e é isso aí. Saudade docê! Beijão.

Anota meu blog também: http://arteando.wordpress.com

Luana Mello disse...

Oi Lindona,

Tentei comentar no post anterior mas não consegui, então tô postando nesse tá?

O preconceito existe em todas as danças, a dança contemporânea também demorou muito para ser aceita e respeitada, assim como o ballet moderno. Todos eles sofreram pré julgamentos, pré-conceitos e discriminação.

Até hoje existe birra entre as linhas clássicas e contemporâneas. É comum ver os grandes nomes dessas danças se alfinetando por aí.

A dança do ventre tem uma imagem muito amadora, por que é o que sempre falamos, a maioria das bailarinas está dançando apenas por dançar sem colocar a qualidade do seu trabalho em primeiro lugar e ajudam a proliferar a falta de respeito pela nossa arte.

Por isso nós que temos mais consciência precisamos nos unir pra mostrar pro mundo que também temos potencial.

Mas o preconceito sempre vai existir em qualquer dança. Cabe a nós usá-lo como incentivador para irmos cada vez mais longe!

Beijocas

Belly Brechó disse...

Si, estou adorando seus textos!

Sucesso pro seu Blog!!!

Vamos sempre colocar nossas discussões em dia, tá?

Bjos

Ivone disse...

Olá querida !
Estou adorando seus textos !
Continue assim colocando alma em tudo que faz.
Parabens amiga!
Bjs