sexta-feira, 17 de abril de 2009

ciúmes x dança


Ultimamente ouço ds alunas o seguinte:

_Não sinto mais cólica!
_Meu marido falou que estou bem melhor, meu humor mudou.
_A dança está me fazendo muito bem.
_Mudei bastante, estou me sentindo melhor.
_Parei com os remédios!

E fico realmente feliz, porque a dança do ventre está beneficiando-as, como era de se esperar. Porém, ontem recebi uma notícia que me deixou triste.
Uma das alunas foi proibida de fazer qualquer tipo de dança pelo próprio marido. Pode uma coisa dessa? Mas academia, hidroginástica, atividades que tem homens junto, pode. Penso no critério... será que é porque a dança faz a mulher mudar em TODOS os sentidos? E isso provoca MEDO e INSEGURANÇA em quem não tem segurança de si mesmo?

Qualquer atividade física é boa, mas a dança do ventre possui suas "magias", "encantos", digamos assim, de transformar a mulher:
+ auto-estima;
+ feminilidade;
+ consciência corporal, mental, social;
etc

E com isso, aquelas que não enxergavam podem começar a enxergar! Capitaram? Bom... não irei discutir a fundo, mas essas coisas ainda me chocam e sei que ainda não vi nada.
Já basta a arte imitando a vida, passaram Otelo, Dom Casmurro, São Bernado... todos com fins trágicos. Se a pessoa permite - permitiu - permitirá e... fazer o que? Não posso me intrometer!

Pra terminar o que seria o ciúme? Pra mim não é normal sentirmos ciúmes, pra mim é doença e resultado de muitas coisas mal resolvidas.
De acordo com a psicóloga Ayala Pines, ciúme é "a reação complexa a uma ameaça perceptível a uma relação valiosa ou à sua qualidade".

E o ciúme patológico é visto pela psiquiatria como uma espécie de paranóia (distúrbio mental caracterizado por delírios de perseguição e pelo temor imaginário de a pessoa estar sendo vítima de conspiração). Para o ciumento, a fronteira entre imaginação, fantasia, crença e certeza se torna vaga e imprecisa, as dúvidas podem se transformar em idéias supervalorizadas ou delirantes.

Que ameaça foi esta, para proibi-la de dançar?! Se aqui é um lugar reservado e só pras mulheres? Hum...

5 comentários:

Naznin disse...

Oi Zahira!

Legal este post, acho esse assunto muito importante para mulheres e/ou bailarinas, principalmente na dança do ventre.

Eu acho absurdo homens com esse tipo de atitude, que demonstram um ego frágil e uma baixa auto-estima, mas pelo menos no meu ponto de vista, acho que a mulher se submeter a essa proibição demonstra que ela também sofre de uma baixa auto-estima e insegurança, o que contribui para que atitudes como essa continuem a acontecer.

Pra mim isso parece um papel social de obediência e submissão que correspondia à mulher de algumas décadas atrás, mas não ao papel que a mulher conquistou e vem conquistando de um tempo pra cá. 'Obedecer ao marido' é um retrocesso. Será que as mulheres não conseguem ver isso?

Pra mim a dança poderia ensinar muito a essa moça, muito mais do que ela imagina; uma pena que ela não se permita isso.

E além disso, esse marido deve ver a dança do ventre com todos aqueles velhos preconceitos e estigmas que muuuitas pessoas veem - inclusive mulheres, mas já escrevi demais, isso é assunto pra outro comentário.

bjinho

Natalia disse...

Oi Zahira!
Queria fazer um comentário dentro do contexto, mas fora do assunto. Lá na academia temos algumas caras feias dos bofes quando o tema é dança. Só que não exatamente pelo up na auto estima (que você citou muito bem), e sim porque eles não aguentam mais a dança! Porque além de carregar nossas malas, buscar a gente nos shows e saber "por tabela" todos os ritmos árabes e conseguirem citar nomes de artistas árabes famosos (hahaha), a maior parte do nosso tempo está com ELA! A Dança!

Mas, agora falando dentro do assunto que você citou, a proibição das aulas é uma baita falta de respeito com a própria mulher deles, limitando-a de descobrir algo novo que pode sim render uma mudança de comportamento, pra melhor, é claro. Aliás, esse é o medo deles, né?

Sabe o que a gente tinha que fazer? Botar um cara desses, 8 hrs da manhã de um pleno sábado de Mercado Persa. Ele ia ficar enjoado de ver tanta mulher, tanto brilho, tanto tititi, e aí ele ia perceber que na última coisa que as mulheres pensam ali é em chifrar o marido.

(É mais perigoso que ela vá à padaria do que se ela fosse pra aula de dança... hahahaha)

Eles precisam entender que quando uma mulher quer trair, ela vai fazer isso, independente da aula de dança ou do que for, independente inclusive dela sair de casa ou não.

Postei no meu blog algo parecido, retirado de uma notícia que achei perdida na net. Passa lá depois ^^

Beijos, adorei o post.

Simone * Zahira disse...

Nossa meninas, adorei o bafafa!
É isso ai, bom saber que vcs não são do tipo que permitem certas coisas =)
bjos

**Gi** disse...

Oi, Zahira!!

A pior coisa que pode acontecer é alguém boicotar a evolução de outra pessoa. Uma das coisas mais tristes que pode acontecer a um ser humano.

Tbm não entendo o que acontece. Às vzs a mulher tem uma intenção secreta de dançar para o marido, de repente se vê proibida aí já abandona a idéia de vez.

Quem perde são os dois. Porém, muito mais ela...

Um beijo!

Luciana Arruda disse...

ahhh, esse assunto sempre me entristece, nem tanto pelos homens que proíbem,mas pelas mulheres que se deixam proibir...