segunda-feira, 13 de abril de 2009

Um domingo de Páscoa diferente

Fui criada dentro da religião católica, batizada e comungada, mesmo com os meus questionamentos: a morte não existe; não gosto de ver a imagem sofrida de Cristo, porque não tem reencarnação? e etc - era assim e a catequista mandava calar minha boca e eu chorava pra ir nas reuniões.
Resumindo, cresci também com a filosofia da Seicho-No-Ie, a qual gostava mais, e hoje a sigo. E nesses tempo interessei-me pelo budismo e surgiu a oportunidade de ir ontem conhecer um templo chinês: Templo Zu Lai, em Cotia.

O lugar é lindo, o templo é majestoso e as imagens sublimes. Deu uma sensação de grande paz, mas também de estranhamento - confesso, porque é muito diferente. Primeiro fizemos uma meditação muito parecida com o Feng Shui - adorei.

Depois participamos de uma cerimônia, a do arrependimento, (tudo haver com a Páscoa), que durou nada mais, nada menos que 3 horas. Isso mesmo: 3 horas - seguidas de prostações, reverências, mantras, voltinhas nos assentos e tudo ou ajoelhadas ou em pé. Cara! Nunca mais reclamarei de fazer meditação Shinsokan ou ir numa missa básica de 1 hora =). E justamente quando consegui companhar a sutra em chinês, nossa colega Taline precisava sair, tinha casamento... uma pena porque faltava apenas 1 hora. Então não ficamos até o final, saimos para almoçar e para conhecer o lugar. Mas as subidas, descidas, ajoelhamentos, prostações e etc, fortaleceram as nossas pernas! Que coisa boa!

No fim gostei, achei tudo muito interessante e desejo conhecer as outras seitas para ver qual me identifico. A noite quando cheguei em casa, entrei no site deles e li sobre o templo, sobre o mestre e sobre o budismo humanista, que é a linha desse templo. Baixei as sutras em chinês, mesmo sem entender é muito bom ouvi-las e também as músicas em português, com mensagens lindas.

Justamente no domingo de Páscoa que para os católicos é sagrado... fui conhecer outra religião! Não deixarei de ser cristã, porque gosto do ensinamento de Cristo, mas tenho minha própria interpretação sobre tudo. Na Seicho estudamos os dois ensinamentos: budismo e cristianismo - seguidos pelo espiritualismo e xintoísmo - ou seja, essa minha busca será apenas uma complementação do que já sei, e do que não sei.

O que vale é a paz espiritual, a ética, o bem que fazemos no nosso dia-a-dia e isso eu posso dizer que tenho e faço, independente de ter ou não uma religião - inclusive, eu não sou religiosa! =) besitos!!

informações:

2 comentários:

Ket/ Blair Boo disse...

Como vc disse, o q vale é a paz de espirito, a religião e os dogmas pouco ou de nada importam.
No dia em q a humanidade aprender isto, talvez o mundo melhore.

Deve ter sido maravilhoso ^^
=*
bjo

Luciana Arruda disse...

que máximo, amei!!
quero ir tbm!
=]