quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Dança do Ventre Integrada ao Corpo, Mente e Coração

Cada vez mais percebo essa integração na dança no modo geral, não há como Dançar de forma mecânica, sem emoção ou expressão. Há quem dança dessa forma, mas é super robótico e ai está a diferença de uma bailarina da outra: passar emoção ao dançar é tudo!

Quero focar o assunto no Corpo, tem como integrar todos os membros ao dançar a dança do ventre, ou dissociamos tudo: braço, quadril, pescoço, braços?

A resposta é: Fazemos os dois - mas cada vez mais estamos integrando todos os membros.

É o que vemos em Randa, Tito, Yousry, Jillina, Amir, Raquia, Saida ... nas fontes de nosso estudo, e as brasileiras não ficam atrás: Elis, Aziza, Lulu, Kahina ...

E o que é integrar? É saber usar muito bem os braços, cabeça, pernas, quadril, mãos ao mesmo tempo. As outras danças já faz isso, mas a dança do ventre faz um caminho contrário:

  • Primeiro ensinamos tudo separadinho, para a aluna pegar as dissociações e os passos de cada vez.
  • Dissociamos o pescoço, o tronco, o quadril, as mãos, os braços do corpo inteiro - justamente por ser dificílimo usá-los de uma vez só logo no começo do aprendizado.

Então para uma aluna iniciante e do básico é necessário esse trabalho de separação, até ela ficar ciente e segura do que está fazendo. E a aluna intermediária já pode começar a trabalhar os braços junto com o quadril e etc.

Na dança o legal é equilibrar, porque ninguém consegue ao menos prestar atenção quando a bailarina integra demais, kkk ela não pára nunca e coloca muitas informações em sua dança, poluindo e cansando o público. Então... cuidado!

Equilíbrio é tudo: integração, usar um passo apenas, expressão, detalhes das mãos, força e leveza - balancear para não deixar sua dança chata e cansativa. Sempre é necessário surpreender o público.

Vejam esse vídeo da Elis Pinheiro, ela já disse que sua busca é a integração perfeita do corpo, acho que dá para ver que o seu caminho está corretíssimo! Não me canso de estudá-la. Percebam como ela utiliza os braços, os deslocamento e os giros ... como também utiliza dos momentos de introspeção - um estilo próprio de dançar.



E agora quero entrar numa polêmica, colocando a seguir o vídeo da Shanan, todo mundo sabe que ela dança plugada nos 220, quando veio no Brasil eu gostei das suas aulas, porque ela integra passos básicos de um jeito original, como o básico egípcio com o redondo - muito louco isso!

Mas... quando ela dança, particularmente, acho super over, um exemplo de como não usar apenas a força e a velocidade rápida para executar certos movimentos. É o estilo dela e da maioria das argentinas e não quero tirar seu mérito, porém a discussão aqui é como integrar o corpo na dança do ventre sem cansar o público e de uma forma bonita e perfeita.

Assistem vocês e depois me digam o que acham:



Integrar corpo, mente, coração quando dançar é minha busca maior que o das técnicas e estudos teóricos - faço tudo ao mesmo tempo! Mas quando danço, me entrego completamente de corpo e alma ao momento.

2 comentários:

Lívia disse...

Olá, primeira vez que entro neste blog..não conheço você..sou iniciante na dança..mas senti muita vontade de comentar nesse post.

Muito esquisita essa última aí (não decorei o nome - já a Elis Pinheiro sim!). 220 volts mesmo! Mas sei lá meio esquisito. Sei que sou só inicante não tenho nem 5 aulas, mas antes de começar as aulas eu li muito, cansei de ver danças Até me convencer de que podia entrar numa aula.

É um negócio mesmo meio feio na minha opinião esse jeito de dançar. A Elis tá linda e isso me fez até decorar o nom dela pra depois procurar mais vídeos =)

Bom gostei muito desse post vou continuar lendo os outros porque adoro ver a opinião e dicas dos blos de dança.
Esse nível de integrar corpo, mente coração e dança ainda não é o meu né rs como voc~e mesma apontou no começo. Mas é o que deixa a dança linda e admirável!

Abs.

Unknown disse...

Oi Lívia... legal que tenha pesquisado e esteja engajada na dança do ventre.

Pois é, se vc q nem mto tempo tem de dança consegue olhar e perceber o que acabei de escrever, o que pode falar quem já está a anos no mercado?!

bjos e boa sorte no seu caminho