terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Esse tal de Cisne Negro dá o que falar


Finalmente vi o filme nesse sábado e estou impressionada até agora.

Não sei se é por eu ser bem sensível, fiquei super deprê no dia seguinte e nem imaginava que poderia ser por causa do filme - acho que foi.

Porque ele é intenso, forte, você entra no mundo fantástico da personagem, se envolve, leva sustos, fica angustiada com certas situações e no fim... nem sabemos o que foi real e o que era ilusão. Você vive a confusão mental da personagem e torcemos para que ela consiga realizar o papel do Cisne Negro perfeitamente.

Entramos na história da esquizofrenia da personagem da Natalie Portman que gente... vocês precisam ver como ela está ótima, sua interpretação está perfeita e até parece uma bailarina de verdade.

E quem já viveu um mundo de balé sabe que é aquilo mesmo, sem invenção ou sensacionalismo. Toda bailarina tem um tom sado masoquista, busca a perfeição, encara os desafios e entra de cara no personagem e na história que vai dançar - 100% da vida e dedicação para a dança, ou melhor para o ballet clássico.

Adorei rever, no começo, as preparações da sapatilha, o aquecimento, a rotina... foi como voltar ao passado quando eu colocava minha sapatilha no congelador dias antes de me apresentar - manias de bailarina.

E no fim, que não contarei, concluo que ela consegue matar a Nina frágil, dócil e submissa para nascer a Nina forte, sedudora - ela travava uma luta e tanto com ela e com a mãe.

É um filme lindíssimo, com bela fotografia, trilha sonora, cortes e cenas perfeitos - vale a pena ver sim!! Apesar de ser forte e pesado!

Agora tô torcendo por Natalie Portman para ganhar o Oscar, merece muito.

3 comentários:

LucianaArruda disse...

siiiim, Natalie tá fabulosa! o que me irritou foram as várias entrevistas dela dizendo sobre a rotina de ensaios e que tinha feito quase todas as danças...e justo a que eu mais gostei foi a dublê! foom! rs... mas qdo puder vai assistindo os outros filmes que citei, são antigos mas bem mais profundos! beijinhos!
^^

Unknown disse...

Oi Lu
Acho q é bem o ponto de vista de cada um. Como falei, o filme não mostra nenhuma novidade sobre a dança, só para os leigos isso é verdade.
Conheço os filmes q citou, sou cinéfila kkk viciada em cinema!
Estou estudando um pos justamente para falar sobre isso...

bjão
se cuida

Anônimo disse...

Para mim, Black Swan foi novidade. Nunca sequer imaginei como seriam os bastidores do Ballet e, apesar de não ter ficado tão surpresa, foi algo realmente novo que aprendi, rs.

Um dos aspectos que mais me chamou a atenção foi o desenvolvimento da personagem e sua relação à história de ambos os Cisnes. É possível fazer várias leituras do filme - como estudante de Letras, estou adorando isso, rsrs -, especificamente da personagem.

Talvez eu faça um post abordando minhas impressões :)

Beijo!