quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Leitura, Expressão, Interpretação - A morte do Cisne

Decidi escrever esse post sobre diferentes leituras musicais e de interpretação e diversas formas de expressar a mesma coisa utilizando a mesma música - depois que vi esse vídeo indicado por uma aluna. Dêem só uma olhada:



Eu fiquei absmada com o poder de persuação e expressão desse menino. O incrível é o seu nome já de artista, John Lennon da Silva... é claro que ele criou a partir dos movimentos de street que conhece muito bem e montou uma coreografia super expressiva, com uma música clássica e com o tema hiper clássico que é a morte do cisne do lago dos cisnes. Mas reparem nos movimentos, interpretação e simbolização que ele usou.

Pois bem, vamos partir um pouco de história, o Lago dos Cisnes (um dos meu preferidos) foi o primeiro ballet clássico que permitiu aos bailarinos uma interpretação e uma personificação dos personagens porque exigia a representação de um animal num corpo humano. Isso foi uma novidade para a época romântica - furor criativo das artes!!

Até então, as bailarinas e bailarinos com suas pantomimas padronizadas ficavam e ainda ficam escravos delas e das marcações dos coreógrafos. Por isso que há padrões no ballet e isso significa que todos devem dançar da mesma forma.

O Lago dos Cisnes foi o primeiro que permitiu uma quebra desses padrões, dando liberdade de interpretação. A melhor Odette até hoje foi a linda Margot Fonteyn com seu partner maravilhoso Rudolf Nuriev, fizeram performances lendárias.

Ela parecia um verdadeiro cisne!! Pena eu não achar o video da morte no you tube, mas coloco o do segundo ato para conhecerem:



Agora vou colocar mais dois vídeos, de duas bailarinas totalmente diferentes uma das outras dançando a mesma cena: a morte do cisne. Uma é outra lendária do ballet, a Anna Pavlova, a outra é uma bailarina contemporânea super reconhecida, a Ana Catarina.





As duas utilizaram a mesma música, porém a Ana Catarina usa uma regravação no violão líndissima, que permite e ajuda em sua performance.

O que é mais bonito, mais certo e mais emocionante? Para mim as três leituras são bárbaras!

Vamos parar de criticar e falar EU acho que o correto é essa leitura, ou deve-se fazer isso ou aquilo. Na arte o básico é saber que o Belo é único, não há o feio e nem o bonito, cada artista possui seu estilo, trabalho e caminho ... dependendo do seu processo criativo.

Vamos olhar com outros olhos as diferentes linguagens e leituras que estão surgindo na Dança do Ventre? Desde que o trabalho seja sério, de alto nível técnico, sem charlatanismo ... ele é válido. Porque a Arte é isso... superar limites, ousar, criar, fazer do diferente uma opção e provovar o público e embelezar a vida.

Como esse "Lago dos Cisnes" está dando o que falar!

Nenhum comentário: