quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Os pés e a dança

Antes de escrever, me perguntaram sobre a Desaceleração no condicionamento físico. É nada mais, nada menos, que irmos desacelerando o que estávamos fazendo. Exemplo:

- Na dança, depois de um esforço tremendo, e muitos minutos dançando, nós não devemos parar de uma vez, e sim, andar bem rápido na sala, para que não ocorra uma parada cardíaca. No balé, isso é super natural.
- Outra, na educação física, após uma corrida o professor (a) não pede para caminharmos bem rápido até desacelerar o coração?

É isso! Cuidados para não prejudicarmos o nosso corpo, quando estamos em atividades físicas. Porque afinal desejamos saúde não é mesmo?


Mas hoje quero falar da importância dos nossos pés. Não sou fisio, portanto de eu escrever bobagens podem corrigir e se houver algo acrescentar, fiquem a vontade.

Todos sabem que eles carregam toda "nossa bagagem", ficam cansadinhos, nos sustentam, tem todas as partes do nosso corpo neles e que basta aquela massagem..., e aquele escalda pés... para ficarmos novinhos em folha. Isso está mais que comentado.

E qual a relação deles com a dança? Eles possuem uma relação muito importante não só com a dança, como também com o nosso dia-a-dia.

Reparo que muitas vezes as mulheres não conseguem equílibrio, nem girar e nem sustentação, nas aulas, porque pisam errado. E esse pisar errado prejudica a Tíbia ou a Fíbula, depende da maneira que se pisa, que são ossinhos das pernas, e claro, a nossa coluna. Estamos falando dos ossos do membro inferior ok?



Focarei o assunto na forma de pisar e na forma certa de andar, e de dançar. No balé sempre me ensinaram que devemos deixar a planta do pé inteira no chão, equilibrar nosso peso em três pontos e na 1/2 ponta, deixar todos os dedos no chão e sentir todos os cuneiformes, porque serão eles que sustentarão nosso peso.



Busca-se o equílibrio no pé através do calcâneo e dos ossos cuneiformes.


Os pés não podem tender pros lados externos nem pros internos. É só ver como estão as solas dos sapatos, para verificar se há um desvio, que podem ser:

A pisada neutra - ocorre um rolamento uniforme do calcanhar ao antepé, formando uma pegada completa.

A supinação - o pé usa o lado externo do calcanhar e mantém o movimento apoiando-se apenas na borda externa, até a elevação do dedinho (pisada para fora).

A pronação - o pé apóia o lado externo do calcanhar e se move moderadamente ou acentuadamente para dentro, até a elevação do dedão (pisada para dentro).

Problemas? RPG soluciona.

A Reeducação Postural Global (RPG), um método de tratamento fisioterapêutico das desarmonias do corpo humano, com uma abordagem corretivo-preventiva, fundamentado na biomecânica moderna e neurofisiologia. Leva em consideração as necessidades de cada pessoa, já que todo organismo reage de maneira diferente às agressões sofridas. Foi criada durante anos por Philippe Emmanuel Souchard na década de 70 a partir de observações feitas por Francoise Mezières sobre as cadeias musculares. Reeducação Postural Global (RPG) é um método francês de tratamento fisioterapêutico.

O legal é que o RPG visa o aumento da elasticidade dos músculos da cadeia estática. Dessa forma é possível modificar a estrutura óssea, restabelecendo-se os espaços articulares e a boa morfologia.

Vamos cuidar bem dos nossos pezinhos porque eles são muito importantes para a nossa dançar ser cada vez mais linda. Fontes:
Atlas de Anatomia Humana - Neivo Luiz Zorzetto - ed. IBEP
http://www.rpg.com.br/oquerpg_pagina.php
http://www.boapostura.com.br/nosso_corpo/nosso_corpo_tp.html
http://www.escoladepostura.com.br

4 comentários:

GiGi disse...

Como é importante o assunto sobre os pés, fundamental para quem dança ou pratica qualquer arte corpórea. Excelente post!

Entretanto, é necessário fazer uma pequena correção, um erro de nomenclatura. Escápula é o nome que se dá àquele osso plano (em número de dois) localizado nas costas (região superior) ligado à clavícula. No desenho, onde está escrito escápula seria "osso do quadril" ou mesmo "pelve" (mas aí seria o quadril como um todo). O osso do quadril é formado por 3 tipos de ossos: ísquio, ílio, púbis, só para maiores detalhes.

No livro "Manual de Autocura", de Meir Schneider, há no capítulo "Músculos" uma atenção especial aos pés e ao modo de andar, ensinando exercícios e técnicas de automassagem para relaxar e conscientizar os pés, pernas, joelhos e as articulações do quadril. Aconselho a dar uma olhada, este livro é muito bom para se ter.

E obrigada pelo comentário no meu blog! :-)

Beijo!

Simone * Zahira disse...

Olá Gio
Valeu pelo toque. E o pior é q eu sei disso, mas tava~mais preocupada em mostrar a tíbia q nem me liguei.
Mas dá uma folguinha... postei isso otem a noite! hehehehehe
Mas valeu e vou corrigir, e darei uma olhada nesse livro.
bjos

Luana Mello disse...

Oi gata,

Então, na dança do ventre, não precisamos desacelerar por que não atingimos o nosso limite cardíaco. O desaceleramento é para atividades com queima calórica intensa que exigem muito da nossa capacidade cardiorespiratória.

Beijos

Zahira Nader disse...

opa! valeu Lu!
bjs