quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Roteiro básico para montar coreografias

Recebi esse texto por e-mail e achei muito bacana por ser simplificado, e resolvi postar por aqui, mesmo querendo escrever sobre outra coisa, acredito que será útil. Ele é mais voltado pra outras formas de dança, mas existem informações fundamentais para nós bailarina de dança do ventre, principalmente, para quem quer fazer eventos, montar grupos e etc.



Montar Coreografia: Não é tão difícil como você pensa!

No começo, montar a primeira coreografia parece ser assustador.
Alta tensão situações como esta pode fazer com que você duvide de sua capacidade de liderar uma equipe e poderá torná-lo inseguro sobre o seu ensinamento da técnica.
É difícil ser criativo e inspirador quando os nervos estão à flor da pele e dúvidas cruéis se instalam.

Aumente o volume e movimente-se!



Então, como você age diante disso?
Tornar-se uma pilha de nervos e começar a trabalhar?
Não pense assim, apenas dance e faça o que você sabe!
Torne-se um coreógrafo e dançarino, uma vez que deseja compartilhar conhecimento criativo. Isso parece simples, é simples, e é o melhor conselho que eu posso compartilhar com você.

A primeira coisa que eu gostaria de fazer é imaginar a rotina da dança dentro da idéia abordada. (Crucificação, Ceia, Nascimento, Páscoa, Café da Manhã, Tomando banho, Andando na rua, na rave, no trem, solidao, Dormindo, Festa e etc.) Imagine uma grande "cena" em vez de se preocupar com movimentos individuais. Quando a equipe ou cia de dança realiza este movimento, isso poderia ser fabuloso na visão da platéia. Assim, é melhor concentrar-se no objetivo geral que se pretende alcançar.

Uma vez que você tenha retratado essa rotina dentro da idéia abordada, é hora de começar a fazer uma pequena dança combinada. Escolha uma música que se familiarize com esta rotina e a dança ensinada, mas faça alterações para todos os movimentos até chegar no objetivo esperado. Quebre todos os movimentos e faça deles novos movimentos, tudo isso tem que estar dentro do tempo da música. Na coreografia não pode sobrar tempo.
Este pequena experimentação irá ajudar você a desenvolver a idéia.

Mudanças

Por exemplo, mudar a direção de todos os movimentos para diversos ângulos e pressões dos movimentos. Em vez de mudar os movimentos de direção para direção, mude também o nível (alto, meio e baixo), a linha (reta, diagonal, quadrada, redonda)
Marque alguns movimentos por aspectos, para que a platéia possa identificar a cena.

Exemplo: Na Crucificação, um movimento para identificar a cena seria as marteladas nas mãos de Cristo.
Na Páscoa, um movimento de elevação ou de se erguer do chão.
Na Festa, Movimentos explosivos e impactantes como saltos.
Todo o seu corpo tem que estar na dança, não somente os braços, você também tem o seu tronco, as pernas, o pescoço, os dedos, os olhos, tudo isso tem que fazer parte da coreografia.



Você precisa mostrar alguns momentos marcantes na coreografia, movimentos que as pessoas vão se lembrar pro resto da vida. Algo diferente e inovador.

Uma dica: Para montar uma coreografia com movimentos marcantes e inovadores é simples, a base de tudo esta na espontaneidade, peça para um amigo dançar pra você olhar e a partir disso você poderá achar alguns passos que com certeza irão ajudar muito. Ou até mesmo você pode dançar e achar novas perspectivas.

Depois de criar a idéia e colocar movimentos nela, passe a peneira nos movimentos que não estão encaixando na coreografia e coloque outros movimentos, isso pode levar tempo, mas o trabalho final é satisfatório e de excelência.

Peça a opinião de um colega que também dança para fazer todo esse processo da peneira.
Para encaixar os movimentos na música primeiro você precisa quebrar a música, se possível divida a música em quatro partes para não ficar o vai e vem no aparelho de cd.

Vá encaixando a coreografia no primeiro pedaço da música e assim sucessivamente.
Na introdução vamos contar as batidas (ritmo),(1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8). Esses são os "oitos" da música, para cada número um movimento. Crie essa seqüência de oito movimentos, isso facilitará muito.

Exemplo: Introdução 2 x 8, isto significa que na introdução da música temos dois conjuntos ou medidas de 8 batimentos, somando 16.

Estrofe 1 = 4 x 8
Coro = 2 x 8
Estrofe 2 = 4 x 8
Coro = 2 x 8
Intervalo/ponte = 3 x 8
Coro = 2 x 8
Final = 1 x 8

Depois de montar a coreografia você deve decidir onde colocar a
coreografia bloco (grupo todo), os cânones (coreografia em que um move-se após o outro, como o movimento de um dominó), os solos (sozinho), as mudanças de formação.

Então vamos montar:
Estrofe 1 = 4 x 8 Solo
Coro = 2 x 8 Bloco
Estrofe 2 = 4 x 8 Cânones
Coro = 2 x 8 Bloco
Intervalo/ponte = 3 x 8 Mudança de Formação
Coro = 2 x 8 Cânones
Final = 1 x 8 Solo
Você pode colocar a coreografia em qualquer seção.
Comece a coreografia com o grupo de movimentos mais fáceis e deixe os difíceis para o meio e o intervalo.
Ensaie repetidamente cada seção e no fim do ensaio passe toda a coreografia.

Trabalho de Casa?

As vezes é muito difícil terminar uma idéia de coreografia.
Por isso quando estiver em casa preste muita atenção em casa movimento que acontece ao seu redor. Observe o modo como toma banho, como anda, como pega um objeto, como faz exercícios, como fala com as pessoas, tudo isso te dá uma noção do que fazer e surgem inúmeros movimentos. Eu por exemplo, já tive idéias de movimentos tomando banho, caminhando na rua, no ônibus. A inspiração vem em qualquer lugar. Esteja preparado!
Com o tempo você adquire confiança e competência em fazer as suas coreografias. Experimente movimentos individuais e em grupo, faça algo inovador. Não restrinja nenhum movimento.

Algumas Dicas


Montar uma coreografia pode levar algum tempo, então quando for ensaiar algo, leve a coreografia montada, pois você vai perder um precioso tempo de ensaio tendo que montar uma Rotina/idéia.

Quando a coreografia estiver pronta e ensaiada peça para alguém ou você mesmo verificar a harmonia e sincronismo. Você pode também filmar o ensaio e depois ver os erros para poder acertá-los posteriormente.

Para a aprendizagem de uma coreografia em seu processo construtivo é necessário que todos estejam "ligados" em cada palavra do coreógrafo.

Bom, espero ter ajudado você a montar a sua coreografia!

Texto de Leonardo Ribeiro Araujo

4 comentários:

GiGi disse...

^^
Lembranças...
Obrigada pelo elogio :-)

Nestes dias, eu estava pensando sobre montar coreografia. Pensei, pensei e concluí que deve ser bem difícil... Entretanto, pensei também em agir como está escrito no início deste texto: colocar a música e deixar o movimento fluir, sem maiores preocupações. Assim eu acredito!

E vc, como está?

Beijão!

Dana el Fareda disse...

otimooooo este texto,eu não sou das melhores para coreografias, tenho que me enfiar na sala e ouvir cada toque da música.Bom se todos seguissem essas regrinhas né.beijinhusss

Natalia disse...

Hum, esse texto vai pra minha coleção.. hihi. Nem sou fã de coreogragias, mas é necessário né... Obrigada!

Beijos.

Luciana Arruda disse...

bacana,sempre é bom saber mais um pouco...mas coreografar é uma longa estrada hein...
bjos