sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Dança com Taças

Decidi escrever sobre essa dança porque estou a ensinando para minhas alunas, e é uma forma delas esudarem. E sinceramente, era uma dança que eu não gostava por limitar os movimentos, por geralmente usar músicas lentas, porém, agora estou amando e vejo que há sim como ousar, criar movimentos novos e trabalhar a expressão corporal e facial através do mistério que essa dança proporciona.

Não sabe ao certo de sua origem, mas é como se fosse uma " versão ocidentalizada e "minimalizada" da Raks el Shamadam - A dança do candelabr", como foi dito uma vez pelo blog da Vera, Amar el Binnaz. Assim o seu significado seria o mesmo: iluminar as pessoas homenageadas, trazer bons fluídos, boa sorte e energia.

É dançada nas festas, casamentos, batizados e aniversários. Usa-se duas taças com velas dentro delas e não há uma música específica e nem um ritmo, nem um traje, apesar das bailarinas optarem em usar vestidos ou roupas que tampem o abdómem.

As taças com velas iluminam o corpo, os trajes da bailarina e também o ambiente. Por isso recomenda-se que este não seja muito claro, mas que esteja na penumbra.

Por ser uma dança mais lenta e delicada, pode-se realizar movimentos de chão, bem como abusar de movimentos de oitos, ondulações, redondos e cambrees.

E com vocês o vídeo da última apresentação da Elis Pinheiro no Kan, com as taças. Sua dança tem a característica de ser forte, envolvente, misteriosa e exótica. Abusa dos braços e dos olhares, e essa coreografia ficou linda, e reparem nos braços!


Um comentário:

Marcelly disse...

Realmemte é uma dança muito bonita.
Bjo !!!